Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SAIBA O MOTIVO

Jô Soares: Causa da morte do apresentador de 84 anos é revelada após 4 meses

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Jô Soares no Programa do Jô, na Globo

Jô Soares (1938-2022): apresentador morreu em agosto e não teve a causa da morte divulgada

IVES FERRO

ives@noticiasdatv.com

Publicado em 22/12/2022 - 6h40

Jô Soares (1938-2022) morreu em agosto deste ano no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, mas não teve a causa da morte revelada à época. Flavia Pedras, sua ex-mulher, alegou que o apresentador de 84 anos queria continuar "elegante na vida" e evitar fofocas sobre os problemas. O Notícias da TV apurou que Jô enfrentou complicações com a obesidade, que comprometeu parte de seu sistema interno e o levou à morte.

A reportagem teve acesso à certidão de óbito de José Eugenio Soares, emitida em 5 de agosto deste ano no 34º Cartório de Registro Civil de São Paulo. O documento descreve que o humorista morreu durante a madrugada por insuficiência renal e cardíaca, estenose aórtica e fibrilação arterial.

A insuficiência renal acontece quando os rins perdem a capacidade de fazer suas funções básicas como equilibrar e remover os fluidos do organismo. No caso da insuficiência cardíaca, o coração não bombeia sangue suficiente para o restante do corpo.

Ele ainda teve um estreitamento da abertura da válvula aórtica, que controla a saída de sangue do ventrículo esquerdo do coração. Com isso, o fluxo de sangue foi bloqueado. A estenose aórtica se potencializou com uma frequência cardíaca irregular, chamada de fibrilação atrial em termos hospitalares.

Adriane Galisteu, vizinha de Jô, contou sobre as visitas recorrentes dele aos médicos nos dias que antecederam sua morte. Segundo a apresentadora de A Fazenda, ele estava num "momento delicado de saúde, indo e vindo do hospital". Já a produtora Anne Porlan, amiga íntima que trabalhou no Programa do Jô (2000-2016), disse que ele enfrentava problemas urinários.

Flavia deu uma breve declaração sobre a causa da morte do ex. "Jô não escondeu a causa da morte por nenhuma razão específica. Ou para ensinar as pessoas a serem menos futriqueiras. As pessoas ficam velhas e morrem de causas naturais. Ele gostava da vida privada", contou ela ao jornal O Globo em novembro.

Tendo sido natural e não trágica, felizmente, sendo ele um sujeito elegante na vida, desejamos que a morte fosse um pouco mais calma e reservada. Ele se mostrou tanto na vida, estava de bom tamanho. Quis caixão fechado e cremação, e teve todo o meu apoio.

Herança milionária de Jô Soares

O apartamento duplex que Jô Soares morava em Higienópolis, bairro nobre de São Paulo, não entrou no testamento porque está no nome de Flavia Pedras desde 2017, quando ele passou o imóvel para a ex. Ela confirmou que parte de sua herança, como obras de arte e outros pertences, foi dividida entre os funcionários dele.

Notícias da TV apurou que o casamento de Soares e Flavia foi com separação total de bens. Eles ficaram juntos de 1987 a 1998, mas a alteração do estado civil na escritura do apartamento só aconteceu em 2017. O ex-casal não teve filhos. O apresentador do Programa do Jô mudou o testamento dois meses antes de morrer para incluir seus funcionários.

TUDO SOBRE

Jô Soares


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.