Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LUTO

Ator, cantor e apresentador Rolando Boldrin morre aos 86 anos em São Paulo

REPRODUÇÃO/TV CULTURA

Foto de Rolando Boldrin

Rolando Boldrin na TV Cultura; ele é considerado um dos maiores divulgadores da música caipira

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 9/11/2022 - 16h51
Atualizado em 9/11/2022 - 21h33

O ator, cantor e apresentador de TV Rolando Boldrin morreu aos 86 anos na tarde desta quarta (9) em São Paulo. Além de atuar em mais de 30 novelas, ele ficou marcado pelos programas musicais que apresentou na Globo, no SBT e na TV Cultura. O artista era considerado um dos maiores divulgadores da música caipira, conhecido também pela habilidade com a viola.

A informação foi confirmada pela Fundação Padre Anchieta. "Ele teve enorme contribuição na história da TV Cultura. Com o Sr Brasil, o qual apresentou por 17 anos, tirou o Brasil da gaveta e fez coro com os artistas mais representativos de todas as regiões do país", diz o comunicado.

"Em seu programa, o cenário privilegiava os artesãos brasileiros e era circundado por imagens dos artistas que fizeram a nossa história, escrita, falada e cantada, e que já viajaram, muito deles 'fora do combinado', conforme costumava dizer Rolando", segue a nota.

A TV Cultura agradece pela honra de ter contado com o brilhantismo de Boldrin em sua programação. E manifesta os mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos deste artista gigante que jamais será esquecido.

O corpo do artista será velado na manhã de quinta (10) em cerimônia aberta ao público na Assembleia Legislativa de São Paulo. Ele será sepultado no fim da tarde no Cemitério Gethsêmani, no Morumbi, na zona oeste da capital paulista.

Boldrin era o sétimo filho de uma família de 12 irmãos no interior e São Paulo. Entre 1954 e 1981, atuou em mais de 30 novelas como Roda de Fogo (1978), Mulheres de Areia (1973) e O Direito de Nascer (1965) , na Tupi. Depois de Os Imigrantes (1981), na Bandeirantes,  deixou a carreira como ator e estreou como apresentador no Som Brasil (1981-1984), na Globo.

Em 2010, foi homenageado como tema do desfile da escola de samba Pérola Negra no Carnaval de São Paulo. A composição ressaltou seu empenho na divulgação da cultura brasileira.

Ele passou pelo SBT e pela Gazeta até chegar na TV Cultura, onde trabalhava desde 2005 dirigindo e apresentando o programa Sr Brasil. A atração convida artistas consagrados do público para dar destaque à cultura popular e tradicional brasileira --no mesmo estilo do Som Brasil, ressuscitado este ano pela Globo.

TUDO SOBRE

Rolando Boldrin


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.