REALIDADE DO TRABALHO
JAYME MONJARDIM/TV GLOBO
Rodrigo Lombardi como o escritor João Guimarães Rosa em cena de Passaporte para Liberdade
Rodrigo Lombardi abriu o jogo sobre sua vida como galã na teledramaturgia da Globo. No ar como o escritor João Guimarães Rosa (1908-1967) na minissérie Passaporte para Liberdade, o ator não foi a primeira opção para interpretar o personagem real na produção. "Como em 90% dos meus trabalhos", disparou o artista.
Mateus Solano havia sido escalado para viver o par romântico de Aracy de Carvalho (Sophie Charlotte). O ator, no entanto, não conseguiu cumprir com o compromisso por conta de outros trabalhos. Ele está no ar como o médico Guilherme, da novela Quanto Mais Vida, Melhor!.
Por isso, Lombardi foi convocado para substituir Solano. O galã revelou que também entrou no lugar de Domingos Montagner (1962-2016) na série Carcereiros (2017-2021). O ator morreu em setembro de 2016 afogado. Ele estava dando um mergulho durante uma pausa nas gravações da novela Velho Chico (2016). Montagner nem chegou a trabalhar na série, mas havia sido escalado para o papel principal.
Apesar de não ter sido a primeira escolha em Passaporte para Liberdade, Lombardi disse ser grato pelo papel ter caído no seu colo. Em entrevista à revista Quem, o ator deu detalhes sobre o personagem:
Estou muito emocionado com a chance de viver João Guimarães Rosa. Como em 90% dos meus trabalhos, eu não era a primeira opção, mas, como o diretor Jayme Monjardim disse, as histórias escolhem seus contadores.
Passaporte pela Liberdade conta a história da brasileira Aracy de Carvalho (1908-2011). Na Alemanha nazista, a chefe do sertor de passaportes do consulado brasileiro ajudava judeus a entrarem no Brasil para fugir dos campos de concentração, e Rosa se tornou seu marido durante esse período.
A minissérie foi a primeira produção da Globo toda gravada em inglês, e Rodrigo Lombardi teve que se adaptar para atuar em outro idioma e ainda deixar claro a marca do sotaque do personagem. O escritor era natural da cidade de Cordisburgo, em Minas Gerais.
O ator também teve a chance de dublar a si mesmo em português por conta de sua experiência com dublagens. "Acabei assistindo à série antes dos colegas porque eu dublei. A Sophie estava curiosa porque ela não dublou, mas está incrível. Tenho muito orgulho de estar ao lado dela nesta série", finalizou.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.