Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Bia Montez

Eterna Dona Vilma, atriz de O Tempo Não Para entra para faculdade aos 60 anos

Raquel Cunha/TV Globo

A atriz Bia Montez, conhecida como Dona Vilma, está no elenco da novela das sete O Tempo Não Para - Raquel Cunha/TV Globo

A atriz Bia Montez, conhecida como Dona Vilma, está no elenco da novela das sete O Tempo Não Para

FERNANDA LOPES

Publicado em 22/8/2018 - 5h54

Ao entrar na terceira idade, a atriz Bia Montez teve uma mudança marcante na vida: prestou vestibular para o curso de Artes Visuais. Aos 60 anos, a atriz conta que estava na sala de aula quando recebeu a proposta para atuar em O Tempo Não Para, novela das sete da Globo. Conhecida por ter interpretado Dona Vilma durante seis temporadas seguidas de Malhação, entre 2001 e 2007, ela diz que voltou a estudar simplesmente para ampliar o conhecimento.

"A gente fica inquieta, né? Aí me deu vontade de estudar novamente, pegar nos livros, fazer pesquisa. Arte é uma coisa que me toma, eu adoro todas as artes. Sempre amei Artes Visuais, mas não tenho muito conhecimento, então isso me atraiu", explica.

Esse é o terceiro curso universitário em que Bia entra. Aos 16 anos, ela estudou Arquitetura e trancou a faculdade por causa da Globo: foi contratada como assistente de cenografia e não conseguiu conciliar com as aulas. Depois, aos 40, quando já era atriz, cursou Direito durante um ano e meio, e também parou porque foi chamada para outro trabalho.

Agora, após cursar o primeiro semestre de Artes Visuais, Bia deixou de frequentar a universidade temporariamente para se dedicar integralmente à novela. Ela saiu da sala de aula após receber o convite do diretor Leonardo Nogueira, mas jura que no ano que vem volta para dar continuidade ao curso.

"A gente nunca sabe da vida, se eu estiver ocupada fazendo outras coisas realmente fica difícil. Mas é assim. A gente tenta", reflete.

Atualmente, Bia trabalha no núcleo cômico de O Tempo Não Para, mais especificamente em um triângulo amoroso com Solange Couto e Kiko Mascarenhas. Sua personagem, Januza, trabalha na pensão de Coronela (Solange), é atrapalhada e desesperada para arrumar um par romântico.

"Eu espero que essa coitada arrume um namorado, porque ela tenta, tenta e tenta. Januza vai ter um flerte com o Teófilo (Kiko Mascarenhas), vai levar um fora e continuar tentando. Ela paquera todo mundo, não quer nem saber, sai azarando os hóspedes escondida da Coronela, que também ataca Deus e o mundo. As duas tacam o terror. Mas é engraçado, acho que teremos bons momentos", promete.

Nos bastidores da novela, a atriz diz que o clima é de intensa zoeira: os atores fazem piadas o tempo todo, divertem técnicos e figurantes. Alguns até vão tietar Bia, que é lembrada e querida até hoje por telespectadores de Malhação.

divulgação/globo

Bia Montez na temporada de 2001 de Malhação, quando interpretou a rígida Dona Vilma

A atriz interpretou durante seis temporadas a personagem Dona Vilma, mãe rígida e rabugenta de Solene (Renata Dominguez). Mesmo após a saída da filha da trama, Dona Vilma seguiu como uma espécie de mãezona para os estudantes. Ela também foi gerente da famosa lanchonete Gigabyte.

"Adoro ser reconhecida como Dona Vilma. Acho que todo ator sonha em ter um personagem que seja eterno, que tenha marcado. Não posso ficar chateada por isso, pelo contrário, é uma coisa que me enche de orgulho. Às vezes estou gravando e um figurante vem falar comigo, que me viu na novela quando era garoto. E agora, com a reprise no Viva, uma nova galerinha está me vendo. Tenho fãs de todas as idades", comenta.

Para o ano que vem, além do retorno à faculdade, Bia tem outro projeto com um quê de revival. Ela escreveu uma peça de comédia (ainda sem nome definido) em que contracenará novamente com Renata Dominguez.

"Na peça, eu vou ser parte de um casal idoso, e ela será uma vidente doida. Vamos retomar a parceria, mas agora sem parentesco", adianta.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.