Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Reality Show

Roberto Justus encalha nas agências, e Band adia volta de Aprendiz para 2019

Reprodução/Band

Roberto Justus no Melhor da Tarde, em março, quando confirmou negociações com a Band  - Reprodução/Band

Roberto Justus no Melhor da Tarde, em março, quando confirmou negociações com a Band

DANIEL CASTRO

Publicado em 21/8/2018 - 17h58
Atualizado em 22/8/2018 - 5h02

Formato que marcou a estreia na televisão de Roberto Justus, um dos publicitários mais bem-sucedidos do país, O Aprendiz encalhou justamente no mercado publicitário. Sem anunciantes que viabilizassem a produção do programa, a Band decidiu adiar para 2019 a sua reestreia, prevista inicialmente para o final de setembro. A decisão foi tomada na (21) e confirmada em nota oficial da emissora.

"Considerado produto premium para o horário nobre da programação da rede, O Aprendiz é uma das principais apostas da Band para aproveitar a tendência  da retomada da economia brasileira no ano que vem", afirmou a emissora na nota.

O irônico da história é que O Aprendiz não conseguiu atrair anunciantes mesmo tendo à frente aquele que já o maior nome da publicidade no Brasil. O próprio Justus se envolveu nas negociações com possíveis patrocinadores, sem êxito.

O retorno do programa estava ameaçado desde o mês passado, quando vencia o prazo para a Band iniciar a produção do reality show. Mas as negociações com o banco Santander fizeram a emissora adiar a decisão sobre o futuro do programa nas últimas três semanas. As conversas com a instituição financeira, contudo, esfriaram.

O Aprendiz é um projeto do próprio Roberto Justus, que comandou o Grupo Newcomm, um dos maiores conglomerados de agências do país, até 2015. Ele deixou a publicidade definitivamente no ano passado. Seu contrato com a Record venceu na metade deste ano e não foi renovado.

Justus partiu então para um projeto que acalentava há mais de uma década: decidiu se tornar produtor independente. Ele comprou os direitos de produção do reality show norte-americano e fechou uma parceria com a Band. Dividiria com a emissora os custos e as receitas da atração.

Segundo fontes do mercado, a crise pela qual passa o setor de mídia no país foi crucial para O Aprendiz empacar nas agências. Para alguns setores, o formato já está já está esgotado, depois de uma década no ar na Record, e isso teria pesado também.

O reality show foi a sensação da TV brasileira em 2004, quando a Record exibiu sua primeira temporada. Justus deu personalidade ao formato, mesmo copiando a frase "Você está demitido", uma marca do apresentador do original americano, o hoje presidente Donald Trump.

Justus comandou seis edições de O Aprendiz até 2009, quando foi contratado pelo SBT. Na rede de Silvio Santos, apresentou os game shows Um Contra Cem e Topa ou Não Topa.

Voltou para a Record em 2012 para liderar mais duas edições de O Aprendiz e um talk show (Roberto Justus +). Em 2015, foi escalado para substituir Britto Junior em A Fazenda. No ano seguinte, ganhou o reality Power Couple, uma competição de casais.

Em 2017, sua imagem diante dos executivos da Record mudou. Ele não foi bem avaliado no comando do Power Couple e também não brilhou na edição do reality rural _pelo contrário, foi chamado de "robô" por críticos e telespectadores. Justus, então, conheceu o significado da frase que popularizou com O Aprendiz.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.