Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Novela geek

Titanic, Capitão América e Avatar: As referências pop de O Tempo Não Para

Reprodução

Capitão de Titanic, no filme de 1997, e o capitão do navio de O Tempo Não Para: semelhança até na barba - Reprodução

Capitão de Titanic, no filme de 1997, e o capitão do navio de O Tempo Não Para: semelhança até na barba

VINÍCIUS ANDRADE

Publicado em 1/8/2018 - 18h45

Nova novela das sete da Globo, O Tempo Não Para mostrou logo em seu primeiro capítulo que não vai economizar em referências a produções do universo do cinema, dos quadrinhos e das séries. O navio naufragado de Titanic, o congelamento de personagens como herói Capitão América e o desenho animado Avatar, além de cápsulas que preservam a sobrevivência humana, são algumas das inspirações da trama.

Para abafar um escândalo envolvendo sua filha mais velha, Marocas (Juliana Paiva), o influente Dom Sabino (Edson Celulari) decidiu viajar em um navio com toda a sua família, alguns escravos e um cachorro para curtir uma temporada de dois anos fora do Brasil. A comitiva partiu do Rio de Janeiro, capital do Império, em 1886.

Quando estavam passando pela Patagônia, porém, uma colisão com geleiras fez com que a embarcação naufragasse. O desespero dos passageiros enquanto o navio afundava em águas geladas criou uma ligação imediata com o filme protagonizado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet em 1997. Até o capitão era parecido com o de Titanic, interpretado pelo ator Bernard Hill.

Marocas (Juliana Paiva) congelou após naufrágio de navio na Patagônia (Foto: Sérgio Zalis/TV Globo)

Mais de 130 anos se passaram até a comitiva de Dom Sabino ser encontrada congelada em um iceberg no Guarujá, no litoral de São Paulo.

A sobrevivência no gelo não é nenhuma novidade na ficção. Um dos heróis mais famosos dos quadrinhos e do cinema, o Capitão América ficou congelado entre 1945 e 2011, até ser resgatado pela S.H.I.E.L.D.,  o equivalente à CIA no Universo Cinematográfico Marvel. 

Essa parte da saga de Steve Rogers, a identidade do herói, é mostrada no filme O Primeiro Vingador, lançado em 2011. Ao impedir que as bombas do vilão Caveira Vermelha atingissem o seu país, Capitão América colidiu com um bloco de gelo no Ártico e ficou congelado durante 66 anos.

A editora Marvel fez uma exposição em Las Vegas, no início de julho, e esclareceu como o Capitão se manteve vivo durante tanto tempo em temperaturas muito abaixo de zero.

Capitão América começou a ser descongelado após ser encontrado pela S.H.I.E.L.D. (Foto: Reprodução)

"Exames no capitão Rogers revelaram que, embora seu sangue tenha engrossado, a água presente nele não congelou. Seu sangue continha uma quantidade excessiva de glicose como resultado de seu fígado processar reservas de glicogênio, e portanto reduzindo a temperatura de congelamento da água na corrente sanguínea e criando uma proteção criogênica. Esse processo é similar ao que ocorre com tardígrados e sapos que hibernam, que metabolizam glicogênio em seus fígados para manterem seus corpos circulando e evitarem a redução de células e o congelamento completo. Esse processo, no entanto, nunca tinha sido visto em humanos", explicou a Marvel.

Ao assistir a O Tempo Não Para, os fãs de animação também se lembraram de Avatar: A Lenda de Aang, desenho que fez sucesso na Nickelodeon na década passada. Na trama, o personagem principal Aang, um menino de 12 anos, era o único que podia controlar os quatro elementos fundamentais (água, fogo, terra e ar).

Congelado durante cem anos, ele despertou com a missão de recuperar o equilíbrio do mundo após um século de guerra e conquistas agressivas da Nação do Fogo.

Parece só coisa de ficção, mas o uso do gelo como forma de sobrevivência é estudado e aplicado pela ciência através da criogenia, técnica que já começou a ser utilizada por humanos na vida real e será explorada durante a nova novela das sete.

Em O Tempo Não Para, os congelados no iceberg serão levados para um laboratório e ficarão adormecidos em cápsulas bem semelhantes às que foram usadas no filme Passageiros (2017), protagonizado por Jennifer Lawrence e Chris Pratt. No longa, porém, eles estavam em meio a uma viagem espacial.

As referências de O Tempo Não Para à cultura pop não devem se limitar aos primeiros capítulos. O Notícias da TV adiantou que a trama será cercada por humor, mistérios e teorias da conspiração, bem ao gosto dos fãs do gênero.

Resumos Semanais

Resumo dos capítulos da novela O Tempo Não Para - Notícias da TV

Sábado, 26/1 (Capítulo 155)
Resumo do capítulo não será divulgado pela emissora. Segunda, 28/1 (Capítulo 156)
Resumo do capítulo não será divulgado pela emissora. Os capítulos de O Tempo Não Para são fornecidos pelas emissoras; sujeitos a alteração sem aviso ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.