Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Solange Couto

Eterna Dona Jura volta à Globo como mulher atirada e 'parente de Jojo Todynho'

Raquel Cunha/TV Globo

Solange Couto caracterizada como Coronela, sua personagem em O Tempo Não Para - Raquel Cunha/TV Globo

Solange Couto caracterizada como Coronela, sua personagem em O Tempo Não Para

FERNANDA LOPES

Publicado em 6/7/2018 - 5h51

Há 17 anos Solange Couto é reconhecida por Dona Jura, personagem que fez em O Clone (2001). Mas, a partir do dia 31, ela voltará ao ar com uma personagem que promete ser a mais ousada de sua carreira. Em O Tempo Não Para, próxima novela das sete, a atriz de 62 anos interpretará Coronela, mulher sensual, atirada e parecida com uma cantora.

"Existem muitas mulheres como ela na vida real. Coronela seria uma parente direta de Jojo Todynho. Ela é desse caminho, vem dessa família", brinca Solange. "A Coronela se assume como sensual, a postura física dela é uma coisa muito engraçada. Eu tenho que ter muito cuidado, porque se deixar, se exagerar, chega muito próximo a uma caricatura", explica.

Coronela é a primeira personagem de Solange na Globo desde que participou da temporada 2015 de Malhação. Na novela protagonizada por Juliana Paiva, ela será dona de uma pensão na Freguesia do Ó, bairro da zona norte de São Paulo, e usará todo o seu charme para seduzir Teófilo (Kiko Mascarenhas), procurador que foi congelado no século 19 e despertou nos dias atuais.

"Ela é muito atirada, exagerada em tudo, no vestir, no agir, na maquiagem, nas unhas. É viúva de um coronel, por isso as pessoas a chamam assim. Eu nunca havia feito uma personagem que se colocasse tão sensualmente na vestimenta, no comportamento perante os homens, e agora me dão essa pessoa. É muito interessante, quando eu leio [o roteiro] tem hora que eu até tomo susto", adianta.

Uma das mulatas do apresentador Oswaldo Sargentelli (1924-2002) na década de 1970, Solange diz que é bastante diferente de Coronela: não gosta de barulho, só tem roupas neutras e de tons sóbrios no armário, e nunca teve tanta ousadia em sua vida pessoal. Ela confessa que fica até tímida quando tem sua forma física elogiada.

"Eu fui magra até os 46 anos, sempre lidei com um certo complexo de magreza. Cada momento eu faço uma coisa [para cuidar do corpo], mas não sou uma pessoa ligada nisso. O que chama muito a atenção, eu acho, é por eu não ser uma menina, ser uma senhora. Tem gente que até brinca comigo, diz que eu sou 'sexyagenária'. Fico muito tímida, mas acho graça", confessa.

divulgação/tv globo

A atriz Solange Couto como Dona Jura durante as gravações da novela O Clone, em 2001

Não é brinquedo, não
Coronela é a 32ª personagem de Solange na TV, e a atriz acredita que ela tem todo o potencial para "acontecer" e divertir o público. Tanto quanto Dona Jura, que cuidava de um bar na trama de O Clone e ficou famosa por seu jeito desbocado e seu bordão, o inesquecível "Não é brinquedo, não".

"São 17 anos de 'não é brinquedo, não', de 'oi, dona Jura'. As pessoas me cumprimentam assim, do comandante do avião ao morador de rua. As outras personagens que vieram depois são faladas em um lugar ou outro, mas na maioria das vezes só falam dela. De 0 a 100, 75% das pessoas falam só da Jura. Mas não me incomoda, absolutamente", afirma.

De volta às novelas, Solange diz que está totalmente dedicada a Coronela e seguindo as instruções do autor e do diretor (Mario Teixeira e Leonardo Nogueira, respectivamente) para não exagerar (ainda mais) no tom da personagem. Workaholic, a atriz não quer nem pensar em se afastar da TV.

"Gosto muito de fazer televisão. Novela, série, o que for, eu amo meu trabalho. Se eu pudesse, emendava uma novela na outra, mas a própria direção dá uma economizada. Até porque tem muita gente pra trabalhar também. Se botar o mesmo ator sempre, não vai ter vaga pro coleguinha", brinca.

Resumos Semanais

Resumo dos capítulos da novela O Tempo Não Para - Notícias da TV

Sábado, 26/1 (Capítulo 155)
Resumo do capítulo não será divulgado pela emissora. Segunda, 28/1 (Capítulo 156)
Resumo do capítulo não será divulgado pela emissora. Os capítulos de O Tempo Não Para são fornecidos pelas emissoras; sujeitos a alteração sem aviso ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.