Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ANDRÉ DIAS

Escalado no susto, melhor amigo da mocinha de Segundo Sol ainda anda de metrô

João Cotta/TV Globo

André Dias rouba a cena na pele do islandês Groa de Segundo Sol: carreira no teatro e no cinema - João Cotta/TV Globo

André Dias rouba a cena na pele do islandês Groa de Segundo Sol: carreira no teatro e no cinema

LUCIANO GUARALDO

Publicado em 20/6/2018 - 5h42

Ladrão de cenas em Segundo Sol como o islandês Groa, melhor amigo da mocinha Luzia (Giovanna Antonelli), o ator André Dias foi parar na novela de João Emanuel Carneiro no susto: ele foi escalado para o papel pouco mais de uma semana antes de começar a gravar. Acabou construindo um dos personagens mais carismáticos da trama. Mas ele não deixa o sucesso subir à cabeça e conta que nada mudou em sua vida: "Continuo andando de metrô numa boa".

Dias nota, porém, que o público passou a abordá-lo mais depois que a novela entrou no ar. "Quando estou andando no calçadão da praia, vejo as famílias acenando, sorrindo, mandando 'oi'. Eu entendo esse assédio como um elogio. Mas talvez eu mude de ideia se 150 pessoas se juntarem em cima de mim (risos)", brinca.

Groa é o segundo personagem do ator na TV _ele estreou em Novo Mundo (2017) como o mordomo Patrício, que misturava vilania e comicidade. Apesar da pouca experiência televisiva, o ator de 43 anos está longe de ser um novato: ele atua de forma profissional há 27 anos, com papéis de destaque no teatro e no cinema.

reprodução/tv globo

André Dias como o mordomo Patrício, da novela Novo Mundo: estreia tardia na televisão

"Demorei para ir para a televisão porque os convites demoraram a chegar. Eu não era convidado para testes que coubessem dentro do meu temperamento de ator", lembra ele, que nega que tenha fugido da TV durante todos esses anos. "Sempre fiz testes, mas nunca era aprovado."

O convite para interpretar Groa em Segundo Sol surgiu dez dias antes do início das gravações. André Frateschi, ganhador da primeira temporada do Superstar, havia sido escalado para o papel, mas teve que abandonar a novela para se dedicar a outros projetos no cinema, no teatro e na música.

Sem tempo para se preparar, Dias correu para encontrar o tom certo para Groa. "Tive um tempo de preparação mínimo. Peguei alguma coisa da fonética de islandês, aprendi algumas expressões, e a partir disso construí a fala dele, o sotaque, misturando com um pouco da musicalidade baiana", explica.

'Querem um amigo como o Groa'
Sempre pronto para aconselhar Luzia com os dilemas envolvendo Beto Falcão (Emilio Dantas) e os filhos Manuela (Luisa Arraes) e Ícaro (Chay Suede), Groa caiu nas graças do público. "Algumas pessoas se veem nele, outras querem um amigo como o Groa. Estou muito feliz com a acolhida, porque novela é uma obra aberta e não dá para saber se o personagem vai agradar ou não", valoriza o ator.

Dias admite que não conhecia Giovanna Antonelli antes de começar a gravar, mas nem precisou de um trabalho especial para criar cumplicidade com a atriz. "Quando colocaram nós dois juntos no mesmo espaço, surgiu um carinho mútuo que explodiu. A Giovanna é uma amiga que eu vou levar pelo resto da vida."

reprodução/tv globo

Dias com Giovanna Antonelli em Segundo Sol: química entre os dois atores foi instantânea

Homossexual rejeitado pelo pai, Groa ainda não demonstrou nenhum tipo de sentimento amoroso por outro personagem da novela, mas há uma torcida nas redes sociais para que ele encontre um namorado.

"Eu acho essa aceitação muito positiva, mas não penso nisso. O que eu trabalhei foi a questão humana, porque não queria fazer o Groa de forma caricata. Pensei que ele saiu de um lugar muito frio, que é a Islândia, e veio para o calor da Bahia. Como isso influencia o caráter dele?", filosofa.

Se uma paixão acontecerá ou não, só João Emanuel Carneiro pode dizer. Dias, aliás, sabe que o autor é conhecido pelas viradas que dá em suas novelas e não duvida que Groa poderá ser virado de ponta-cabeça nos capítulos que estão por vir. Ele minimiza, porém, a possibilidade de o islandês se revelar um grande vilão.

"Acho pouco provável, precisaria ser uma reviravolta e tanto. Imagina o Groa virando parceiro da Laureta [Adriana Esteves]? Ele sabe que essa mulher é um perigo. Teria que manter a coerência do que já aconteceu. Mas novela é isso, você tem que estar aberto ao jogo, tem coisas que só a cabeça do João pode determinar."

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.