Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PROBLEMA RENAL

De crise a infecção: Palmirinha estava há três anos com saúde frágil

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Palmirinha usa uma camista rosa e encara a câmera, sorridente

Palmirinha Onofre em foto publicada nas redes sociais; ela morreu neste domingo por problema renal

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 7/5/2023 - 14h02

Palmirinha Onofre estava com a saúde frágil há pelo menos três anos. Ela teve crises de vômitos e sucessivas infecções urinárias no final de 2020, chegando a ser internada três vezes entre outubro e dezembro. À época, ela passou seis dias na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo, o mesmo em que morreu neste domingo (7). Segundo informações publicadas no seu perfil oficial nas redes sociais, ela foi vítima de complicações de problemas renais crônicos.

As infecções, nas quais bactérias entram no corpo do paciente por meio do trato urinário, podem ter agravado o quadro da cozinheira. Os microorganismos podem subir até os rins e se proliferar pelo corpo, já que o órgão é o responsável por filtrar e "espalhar" o sangue. Além disso, bactérias mais potentes resistem aos antibióticos tradicionais.

Palmirinha passou cinco meses afastada de seu programa na Fox Life em 2014 justamente por conta de uma infecção urinária. Ela voltou ao canal e encerrou seu contrato logo na sequência. Em 2018, foi contratada pelo GNT para dar dicas aos participantes do reality Chef ao Pé do Ouvido. 

O programa durou pouco, e ela logo foi dispensada. No final de outubro de 2020, veio a público uma nova internação dela por infecção. Então com 89 anos, ela passou seis dias no hospital, fazendo o uso de antibióticos. Ela teve alta, mas voltou a ser internada pouco mais de um mês depois, no início de dezembro, a queixa era uma crise de vômito.

Segundo o boletim médico divulgado pela instituição, a veterana apresentou quadro de distúrbio metabólico. Exames detectaram um alto nível de sódio no sangue, e os médicos decidiram interná-la por precaução. Foram sete dias na UTI, mais três numa unidade de internação hospitalar. Não funcionou. No dia 20, ela retornou ao hospital e passou 72 horas sob observação. "Não foi dessa vez que a Palmirinha foi, não!", brincou ela, na ocasião.

A cozinheira voltou a ser internada em 11 de abril deste ano, já com o diagnóstico de problema renal crônico. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.