VOVÓ DOS BRASILEIROS
Agnews
Palmirinha Onofre morre aos 91 anos em São Paulo; apresentadora tratava doença renal crônica
Ícone da culinária na televisão, Palmira Nery da Silva Onofre, a vovó Palmirinha, morreu neste domingo (7), aos 91 anos. Segundo informações da família divulgadas no Instagram, a cozinheira foi vítima de complicações de problemas renais crônicos. Palmirinha estava internada desde 11 de abril no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo.
A apresentadora estreou na TV aos 63 anos, em 1994, quando participou de uma reportagem apresentada por Silvia Poppovic na Band. Na sequência, ela foi convidada para o Note e Anote (1991-2005), de Ana Maria Braga, na Record.
Palmirinha deixa três filhas, seis netos e seis bisnetos. Seu velório será realizado nesta segunda (8) das 9h às 17h no Cemitério do Morumbi, em São Paulo. Parte da cerimônia será aberta ao público.
"A família, consternada e inconsolável, comunica o falecimento de Palmira Nery da Silva Onofre, a Vovó Palmirinha, aos 91 anos, ocorrido hoje, 7 de maio, às 11h20 em decorrência de agravamento de problemas renais crônicos. Ela estava internada na Unidade Paulista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, desde o dia 11 de abril", diz a nota publicada no Instagram.
"Exemplo de mãe que sempre batalhou para sustentar sua casa, dar educação e uma vida digna com qualidade para suas três filhas, Palmirinha é referência de mulher guerreira que também soube empreender e superar as dificuldades da vida", continua o post.
Ana Maria Braga se manifestou minutos depois de a notícia da morte de Palmirinha se tornar pública. "Minha grande amiga Palmirinha. Mãe, amiga e irmã que a vida me deu. Hoje o céu tá mais doce com a tua chegada! Sorte de quem teve o privilégio de tê-la por perto. Meus sinceros sentimentos para toda família", escreveu a apresentadora da Globo.
Palmirinha cozinhou no Note e Anote, na Record, de 1993 a 1997. Ela foi convidada para ter um quadro fixo na atração pela própria Ana Maria, depois de participar do programa de Silvia Poppovic e contar sua história dramática --ela apanhava do marido.
reprodução/recorv
Palmirinha e Ana Maria Braga na Record
Antes mesmo de Ana Maria trocar a Record pela Globo, Palmirinha foi convidada para participar do Mulheres e do Pra Você, na Gazeta. Ficou lá até 2000, e fez tanto sucesso com suas "amiguinhas" que ganhou um programa próprio, o TV Cozinha.
Foi nessa época que a vovó estourou com o grande público. Suas gafes entravam sempre no quadro Top 5, do CQC (2008-2015), da Band, e ela aproveitou a boa aceitação com o público jovem para expandir sua presença na internet.
Fora da Gazeta, Palmirinha foi trabalhar na TV paga: comandou o Programa da Palmirinha, nos canais Bem Simples e Fox Life, até 2015. Seu último trabalho na TV foi em 2019 como jurada no reality Chef ao Pé do Ouvido, do GNT.
Informações sobre o velório e sepultamento serão divulgadas em breve.
Ver essa foto no Instagram
Em abril de 2019, Palmirinha teve um momento icônico na TV ao reencontrar Ana Maria Braga. A apresentadora recebeu pela primeira vez a amiga de longa data no Mais Você, da Globo, e estendeu até tapete vermelho para que a cozinheira entrasse.
"Pela primeira vez vou receber minha queridíssima Palmirinha, um reencontro depois de mais de 20 anos que a gente nao se via na televisão, porque continuamos nos encontrando nas 'baladas' da vida", disse Ana Maria Braga.
No encontro emocionante, Palmirinha agradeceu a amiga por ter alavancado sua carreira na TV. "Queria muito te agradecer por ter vindo aqui, te parabenizar pelo caminhar. E, agora que a gente desencantou, espero que a gente se encontre mais vezes", disse Ana Maria. "Espero que sim, pra a gente não ficar com tanta saudade. Há muito tempo queria te dar um abraço e agradecer tudo que você fez por mim", respondeu a cozinheira.
Veja o adeus do intérprete do boneco Guinho a Palmirinha:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Palmirinha Onofre
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.