LUDMILA DAYER
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Ludmila Dayer tem 39 anos e ganhou fama nacional ao protagonizar a novela Malhação em 2001
Publicado em 6/10/2022 - 17h14
Com esclerose múltipla, a ex-atriz da Globo Ludmila Dayer usou as redes sociais para falar sobre a doença. Em um desabafo, ela expôs alguns dos sintomas causados pelo vírus Epstein-Bar (EBV) --que é da mesma família do vírus da herpes e que pode ter desencadeado o diagnóstico da esclerose. A artista contou que chegou a sentir falta de ar e palpitação. "Medo", resumiu.
"Eu fazia caminhada quase que diariamente, e quando meu EBV ficou crônico, eu não aguentava andar nem cinco minutos. Tinha falta de ar, palpitação, sensação de desmaio. E o medo de ter um ataque de pânico em público me limitavam ainda mais", contou Ludmila no Instagram.
A artista explicou que, na manhã desta quinta (6), se desafiou e subiu uma montanha. Morando nos Estados Unidos, Ludmila afirmou que conseguir fazer uma simples caminhada a ajudou a se sentir renovada.
"Que manhã! Hoje eu estou muito feliz, acordei bem cedinho, alimentei meu corpo com um café da manhã bem saudável e fui fazer uma coisa que não faço há quase dois anos: eu fiz minha caminhada nas montanhas por mais de uma hora! Parece pouco né? Mas pra mim significa muito", disse.
"Hoje poder fazer isso com o nascer do sol me dá uma sensação de vitória e de total harmonia com a natureza. Eu aprendi a ter conscientização corporal, a ouvir os sinais e respeitar meu corpo me alimentando da maneira correta. 'Você é o que você come' [é um] fato", destacou.
Ver essa foto no Instagram
Ludmila revelou o diagnóstico em uma live no Instagram em 28 de setembro. Ela explicou, na transmissão, que adotou hábitos mais saudáveis na alimentação para ajudar a combater a doença. E o método tem funcionado.
"Tirei glúten, ovo, carne animal. Tudo que alimentava o vírus e provocava os sintomas. Também passei a comer coisas que desinflamam meu organismo", explicou.
A esclerose múltipla é uma doença em que a cobertura protetora dos nervos do organismo é destruída pelo próprio sistema imunológico do indivíduo. Por causa das lesões nos nervos, a comunicação entre o cérebro e o corpo é afetada. Entre os sintomas, é possível identificar perda de visão, dores e até dificuldade de locomoção.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.