Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

LUTO

Morre a atriz Lucia Alves, a índia Potira de Irmãos Coragem, aos 76 anos

REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Lucia Alves em entrevista

A atriz Lucia Alves em entrevista ao podcast Papagaio Falante, em dezembro do ano passado

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 24/4/2025 - 19h10
Atualizado em 24/4/2025 - 19h26

A atriz Lúcia Alves morreu na tarde desta quinta (24) aos 76 anos em meio à luta contra um câncer no pâncreas. Ela, que esteve no elenco de Barriga de Aluguel (1990) e O Cravo e a Rosa (2000), estava internada há dez dias em estado grave na Casa de Saúde São José, no Humaitá, na zona sul do Rio de Janeiro.

Um de seus papéis mais marcantes foi a índia Potira na primeira versão de Irmãos Coragem, exibida entre 1970 e 1971 pela TV Globo. O público torceu até o fim pelo romance proibido entre a jovem e Jerônimo Coragem, que foi vivido por Cláudio Cavalcanti (1940-2013).

Lucia lutava contra um tumor no pâncreas desde 2022, mas acabou sendo internada ao longo do tratamento por outras questões, como uma infecção urinária e uma pneumonia. "A melhor coisa é a aceitação", disse ela, em entrevista ao jornal O Globo.

“Eu aceito a vida com as limitações que ela traz hoje em dia. Mas ainda tomo a minha cervejinha. Eu gosto. É uma bebida leve e refrescante. Hoje em dia bebo muito menos, quase nada. E não atrapalha meu tratamento", complementou.

A intérprete também fez bastante sucesso no cinema e chegou a ganhar o prêmio de melhor atriz coadjuvante no Festival de Cinema de Brasília em 2004 pelo seu trabalho em Bendito Fruto.

O primeiro trabalho de Lucia na televisão foi em Enquanto Houver Estrelas (1969), na Tupi. Depois da índia Potira, porém, a atriz subiu de patamar na Globo e ganhou papéis em Bicho do Mato (1972), Carinhoso (1973) e Supermanoela (1974).

Ela foi alçada a protagonista em Helena (1975), adaptação de Gilberto Braga (1945-2021) para a obra homônima de Machado de Assis (1839-1908), e retomou a dobradinha com o autor em Senhora, no mesmo ano.

Lucia Alves também viveu a Veroca de Plumas e Paetês (1980), a Yolanda de Final Feliz (1982), a Adriana de Partido Alto (1984) e a Nicole da primeira versão de Ti Ti Ti (1985).

Nos anos 1990, a atriz apareceu em Tropicaliente (1994), O Fim do Mundo (1996) e deu vida à enfermeira Telma na série Mulher (1998-1999), um drama médico que entrou para a história da teledramaturgia nacional. Ela também fez uma participação especial no remake de Irmãos Coragem (1995).

Depois da virada do século, Lucia começou a trabalhar cada vez menos. Seu último papel na TV foi na primeira temporada da série República do Peru, da TV Brasil, em 2015 --no segundo ano do projeto, em 2019, ela foi substituída por Joana Fomm no papel de Armênia.

Em março deste ano, quando Helena foi disponibilizada no catálogo do Globoplay, Lucia disse que não tinha mais vontade de fazer novelas. "Hoje é muita decoreba. Não tem nenhum texto de televisão que vale a pena. Todo artista tem o seu auge. E depois que passa o auge, começa a se repetir um pouco. Aí perde um pouco da magia", alfinetou a artista.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.