Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

COM ESCLEROSE MÚLTIPLA

Atriz de Um Lugar ao Sol temeu pela vida ao receber diagnóstico de doença sem cura

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Ana Beatriz Nogueira caracterizada como Elenice em apartamento que faz parte dos cenários de Um Lugar ao Sol

Ana Beatriz Nogueira interpreta Elenice em Um Lugar ao Sol, novela das nove da TV Globo

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 6/1/2022 - 17h34

No ar em Um Lugar ao Sol, Ana Beatriz Nogueira vivia uma boa fase em 2009. Era um dos anos "mais felizes de sua vida, em todos os departamentos", disse a atriz em entrevista ao jornal O Globo nesta quarta-feira (5). Isso até receber o diagnóstico de uma forma branda de esclerose múltipla. A doença virou sua vida de cabeça para baixo -- especialmente sua forma de encarar as coisas. 

A artista viveu os primeiros sintomas durante as gravações de Caminho das Índias, aos 42 anos, enquanto dirigia o show de Zélia Duncan. Seguindo o tratamento à risca, ela afirmou que consegue conviver tranquilamente com o problema. 

Mais do que os sintomas --praticamente inexistentes desde que se recuperou das crises do primeiro ano--, o que afetou a mente de Ana Beatriz foi a perspectiva de conviver com uma doença sem cura, da qual pouco sabia. 

Até entender que berimbau não é flauta, você sofre. Foi um sofrimento por falta de informação. As pessoas se assustam com o nome, mas esclerose quer dizer inflamação. É uma doença cognitiva, mas sou obediente no tratamento. Depois de surtos cognitivos iniciais, nesses 12 anos não tive nada.

Desde então, a artista ficou mais rápida: "[A doença] me trouxe uma urgência de não perder tempo com bobagem". Personalidade diferente de Elenice, sua personagem na novela das nove da Globo. Ambiciosa e fútil, a trambiqueira está sempre atrás de um novo golpe.

Mesmo assim, a mãe de Christian/Renato (Cauã Reymond) ganhou os telespectadores. Para Ana Beatriz, o sucesso é fruto do texto de Lícia Manzo, autora do folhetim: "está tudo ali". A escritora, de quem é amiga de infância, dá os créditos a interpretação da artista.

"Ela [é] uma pessoa meio em extinção. Vocacionada para o teatro, para o palco, e isso eu admiro muito. Ela não espera que aconteça, está sempre produzindo, fazendo projetos interessantes. É uma das maiores atrizes brasileiras de todos os tempos", elogiou Lícia, também para O Globo.

Mudanças em espetáculo

Além da televisão, Ana Beatriz Nogueira está em Um Dia a Menos, peça em cartaz no Teatro Petra Gold, no Leblon, no Rio de Janeiro. A ideia era que esta nova temporada fosse exibida no Teatro dos Quatro, na Gávea, também na cidade carioca, mas a artista cancelou a estreia no espaço, que abrigou uma sessão de autógrafos do livro “Contra o Sistema da Corrupção”, do ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro.

"Eu fico inflamada, me desculpe. É que eu lembro do pôster [de Moro no teatro]. Teria cancelado mil vezes. Eu sonhei a vida toda em pisar naquele palco. O teatro alega que a relação é comercial, que precisa alugar o espaço, mas você vai alugar para turma que desmontou a cultura no Brasil? Decidi não fazer. Sem briga. Assim como eles têm o direito de alugar, eu tenho o direito de cancelar. Quando um não quer, dois não brigam", explicou a atriz.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.