Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CÂNCER DE PÂNCREAS

Atriz Camilla Amado, a Candoca de Éramos Seis, morre aos 82 anos

FABIO REBELO/TV GLOBO

Camila Amado sorri em frente a uma janela em gravação do especial Doce de Mãe, da Globo

Camila Amado em cena do programa especial Doce de Mãe (2012) no qual interpretou Dora

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 6/6/2021 - 13h59
Atualizado em 6/6/2021 - 20h11

Morreu neste domingo (6) a atriz Camilla Amado aos 82 anos. A intérprete começou sua carreira na TV Tupi, em 1959, e sua última personagem em novelas foi com a Candoca, de Éramos Seis (2019). Ela não resistiu a um câncer de pâncreas e morreu na casa da filha, no Rio de Janeiro.

Ao longo da vida, Camilla Amado participou de dezenas de produções na TV, como quando interpretou Sofia em O Pulo do Gato (1977), Noêmia em Sol de Verão (1982) e Cidinha em Tapas & Beijos (2014). 

Além das novelas, a artista foi destaque no cinema. Pela atuação em seu primeiro filme O Casamento (1975), ganhou o prêmio de melhor atriz coadjuvante no Festival de Gramado. Seu último papel nas telonas foi como Aurélia, no filme Chacrinha: O Velho Guerreiro (2018).

Como produtora de teatro, seu primeiro trabalho foi com Encontro no Bar (1971), peça dirigida por Celso Nunes que reuniu Marco Nanini e Wolf Maya. Depois, produziu Desgraças de Uma Criança (1972), que, além dos dois atores, contou com Marieta Severo, Lafaiette Galvão e Eduardo Dussek. 

Também atuou como preparadora de elenco para televisão e foi responsável por dar aulas a Viviane Araújo quando estava prestes a estrear na sua primeira novela, Império (2014), trama de Aguinaldo Silva que a Globo reapresenta no horário nobre atualmente. Camilla também deu aulas para transformar Grazi Massafera em atriz. 

Camilla Amado em O Casamento  de 1975 (Reprodução:/Arquivo Pessoal)

Vida pessoal

Camilla Amado era filha de Henriette de Hollanda Amado (1913-1954), educadora, e de Gilson Amado (1908-1979), fundador da TV Educativa do Rio de Janeiro.

A atriz é mãe de Rafaela Amado, que seguiu seus passos na carreira, e do comunicador Rodrigo Amado. Eles são frutos de seu primeiro casamento com o jornalista Carlos Eduardo Martins. Depois, casou-se com o ator Stepan Nercessian, com quem ficou por 14 anos.

Repercussão da morte

Colegas dos palcos e dos estúdios lamentaram a perda. Alguns aproveitaram para lembrar grandes ensinamentos que ela transmitiu. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.