Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

DILMA LÓES

Atriz abandonou novela da Globo no final após ter pedido de aumento negado

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Jorge Botelho ao lado de Dilma Lóes em foto preto e branco da novela O Bem-Amado (1973)

Jorge Botelho (1947-2019) e Dilma Lóes (1950-2020) em O Bem-Amado (1973), novela da Globo

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 22/1/2023 - 8h15

Há exatos 50 anos, a novela O Bem-Amado (1973) estreava na faixa das 22h da Globo. Intérprete de Anita Medrado, Dilma Lóes (1950-2020) causou um rebuliço nos bastidores ao abandonar a história na reta final depois de ter um aumento salarial negado para renovar o contrato com a emissora. O autor Dias Gomes (1922-1999), então, precisou dar um jeito de retirar a personagem do folhetim sem prejudicar a narrativa.

Antes de ser escalada para a trama protagonizada pelo icônico Odorico Paraguaçu (Paulo Gracindo), Dilma já tinha atuado em Tempo de Viver (1972) e O Doce Mundo de Guida (1969), na TV Tupi, e Pigmalião 70 (1970), na própria Globo.

Na novela de Dias Gomes, ela vivia a neta da delegada Donana (Zilka Salaberry) e era o interesse amoroso do jornalista Neco Pedreira (Carlos Eduardo Dolabella).

Cerca de 20 capítulos antes do desfecho do folhetim, a atriz apareceu para o ensaio, mas sumiu na hora da gravação. O contrato de Dilma tinha sido encerrado --e a emissora não renovou o acordo para que ela gravasse as últimas cenas.

Anos depois, Dias Gomes explicou o motivo da saída repentina da artista em entrevista à revista Playboy: "[Dilma] exigiu, vinte dias antes do término das gravações, uma nota altíssima para renovar seu contrato, e a Globo não topou".

O autor decidiu matar a personagem. A sequência do assassinato foi gravada por uma dublê, que levou um tiro de costas. Dessa forma, Anita Medrado acabou como uma das grandes vítimas da guerra entre as famílias Medrados e Cajazeiras.

Dilma também deu sua versão da história alguns anos depois e disse que não tinha interesse em renovar o contrato com a emissora. Em depoimento ao site Teledramaturgia, a atriz afirmou que passava por um momento delicado e estava com a saúde fragilizada.

Segundo ela, a Globo a teria forçado a gravar cenas além do que estava combinado, com a intenção de dar um desfecho à personagem. Mas Dilma optou por ir embora, deixando prontas apenas as sequências pré-estabelecidas no contrato.

Após a confusão com a emissora, a atriz ainda fez uma participação em Elas por Elas (1982) como uma cliente de Mário Fofoca (Luis Gustavo). Dilma morreu aos 70 anos, vítima de um câncer.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações sobre novelas, celebridades e reality show:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.