Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MARA MANZAN

Doente, atriz foi afastada às pressas de novela da Globo e morreu meses após final

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Mara Manzan com vestes indianas e caracterizada como Ashima, personagem de Caminho das Índias

Mara Manzan (1952-2009) como Ashima em Caminho das Índias (2009), última novela da atriz

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 19/1/2023 - 6h15

Em tratamento contra um câncer no pulmão, Mara Manzan (1952-2009) precisou se afastar das gravações de Caminho das Índias (2009), novela que estreava há exatos 14 anos. A atriz até voltou ao trabalho, mas morreu dois meses após o final do folhetim de Gloria Perez.

Mara ficou conhecida por papéis marcantes em folhetins como A Viagem (1994), O Clone (2001), Senhora do Destino (2004), América (2005) e Cobras & Lagartos (2006).

Diagnosticada com um câncer no pulmão, decorrente do tabagismo, a artista precisou sair de Duas Caras (2007) para fazer uma cirurgia. Ela voltou a atuar em Caminho das Índias como Ashima, mas novamente teve que se afastar do trabalho por conta da doença.

Para justificar a ausência da personagem durante algumas semanas, Gloria Perez inventou uma viagem de Ashima à Índia. A dona da pastelaria, assim, poderia comprar material para ampliar seu comércio e ainda arrumar uma noiva para o primogênito, Indra (André Arteche).

A autora ainda colocou na história Ana (Thaís Garayp), prima de Ashima, que ficou com a missão de cuidar de Indra e Malika (Nahuana Costa) e também tocar os negócios da viúva.

Na época, Mara deu uma entrevista sobre seu estado de saúde. "Quando operei meu câncer a primeira vez fiquei meio histérica. No hospital pedi pizza ainda no CTI e, quando saí, emendei um trabalho em outro. Queria abraçar o mundo com as pernas. Agora estou mais calma, o negócio foi mais sério. Mas não estou com pressa. Só quero levar as coisas com tranquilidade e sem fazer planos", relatou ao ao jornal O Globo.

Fumante durante 40 anos, Mara refletiu sobre a doença.

Eu sempre fui assim, meio louca. Queria divulgar o circo, mostrar que esses artistas têm valor, mas isso me custou muito caro. Esse câncer no pulmão não é só o cigarro, tem a ver também com o querosene, que a gente coloca na boca para cuspir as labaredas. Esse querosene é muito tóxico, e eu inspirava aquilo diariamente.

"Quero deixar bem claro que estou em pé e trabalhando. Vou me curar e quero ser muito divertida enquanto durar. A vida é cheia de surpresas, você pode morrer de várias formas e de repente. Claro que é difícil. Não sei se vivo mais 20 anos ou 20 dias, mas sigo feliz, até porque estou voltando a gravar", afirmou a artista, que morreu pouco tempo depois, aos 57 anos.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações sobre novelas, celebridades e reality show:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.