Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DEEPFAKE

Anitta é vítima de manipulação digital em vídeo pornô: 'Ação criminosa'

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Anitta posando para fotos durante Paris Fashion Week

Anitta foi vítima de um deepfake, manipulação digital em que o rosto de uma pessoa é distorcido

JOSÉ VIEIRA

jose@noticiasdatv.com

Publicado em 25/7/2022 - 18h48

Um vídeo que começou a circular nas redes sociais na última semana mostra uma mulher fazendo sexo oral em um homem e traz a legenda "Anitta sem falar é melhor". Não é Anitta que aparece nas imagens. A cantora de 29 anos foi vítima de manipulação digital, chamada de deepfake, em que o rosto de uma pessoa é inserido em outra com a ajuda de inteligência artificial.

Em nota, o assessor da artista alegou que se trata de uma "ação criminosa". "Não se trata de Anitta, mas sim uma ação criminosa que utiliza de recursos digitais para enganar o público, fazendo uma inserção do rosto de uma pessoa em outra. Neste caso, muito mal feito, por sinal", comunicou a equipe dela, em nota ao Gshow.

Bruno Sartori, jornalista e especialista em deepfake, usou seu Twitter para comentar o assunto. Ele disse que a manipulação teve como intuito manchar a imagem da cantora. "A gente sabe muito bem o motivo. Provavelmente é o primeiro conteúdo desse tipo a ganhar repercussão e que foi criado com a intenção de enganar e prejudicar", escreveu.

Muitos internautas afirmaram que a criação do vídeo foi motivada pelo apoio de Anitta ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nesta segunda (25), a artista recebeu alta do hospital após uma cirurgia para tratar endometriose.

Para além de conteúdos pornográficos, o deepfake tem sido utilizado para manipular o cenário político. Em 2019, um vídeo em que o empresário Mark Zuckerberg afirmava que iria dominar o mundo por meio do Facebook passou a circular pela mídia. O registro em questão se tratava de um vídeo adulterado.

Deepfake na novela das nove

Travessia, que vai substituir Pantanal na faixa das nove da Globo, terá a deepfake como ponto de partida. Na trama, um grupo de jovens em Portugal fará a montagem de brincadeira, sem refletir sobre o quão perigoso isso pode ser.

Essa atitude transforma por completo a vida de Brisa (Lucy Alves), no interior do Maranhão. Ela se vê obrigada a enfrentar um complexo percurso para recuperar sua vida e identidade. O folhetim de Gloria Perez debaterá sobre limites morais e éticos em um mundo que ainda aprende a lidar com os benefícios e malefícios da internet.

TUDO SOBRE

Anitta


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.