Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PODEROSA REVOLTADA

Anitta briga com dicionário por significado de 'patroa': 'Não tô acreditando'

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Imagem de Anitta em ensaio fotográfico no Instagram

Anitta em publicação no Instagram; cantora brigou com dicionário por definição de 'patroa'

REDAÇÃO

Publicado em 9/9/2020 - 18h07
Atualizado em 10/9/2020 - 11h35

Anitta brigou com o dicionário após descobrir o significado da palavra "patroa". "Não tô acreditando!", disse a cantora, com um tom de voz revoltado, em Stories do Instagram publicados nesta quarta-feira (9). No masculino, o termo é apresentado como "proprietário ou chefe". No entanto, no feminino significa "mulher do patrão ou dona de casa".

"Gente, vocês estão prontos para ver uma coisa chocante?", questionou a poderosa no início dos Stories. Em seguida, ela publicou uma busca no Google com o significado de patrão. O site utiliza as definições apresentadas pelo dicionário da Universidade de Oxford, localizada na Inglaterra.

O resultado mostra o substantivo como "proprietário ou chefe de um estabelecimento privado comercial, industrial, agrícola ou de serviços, em relação aos seus subordinados; empregador" e "chefe de uma repartição pública". Já a busca pela palavra no feminino afirma que patroa significa "a mulher do patrão ou dona da casa", o que revoltou Anitta.

"Mano, que p* é essa?", questionou ela enquanto apontava para o resultado da busca. "Ah, mano. Vá para a ponte que pariu. Patroa é o cacete do feminino da mesma p* que está escrito lá no patrão. É dona e proprietária do cacete que eu quiser. Eu hein? É inacreditável, não tô acreditando que isso tá no nosso dicionário!", complementou Anitta.

A situação criticada pela artista também se repete em outros dicionários, como o Michaelis e o Priberam. No entanto, na versão online destes glossários, a palavra também é definida como "mulher que dirige certos estabelecimentos ou serviços".

O Google afirma que não tem controle editorial sobre definições de palavras, como neste caso, mas enviará o problema relatado por Anitta à Oxford Languages. Confira o pronunciamento oficial da empresa, enviado ao Notícias da TV:

"Quando as pessoas pesquisam por definições de palavras na Busca, frequentemente, elas desejam informações de maneira rápida. Por isso, trabalhamos para licenciar conteúdos de dicionários parceiros, neste caso da Oxford Languages. Não temos controle editorial sobre as definições fornecidas por nossos parceiros, mas reconhecemos a preocupação neste caso e vamos transmiti-la aos responsáveis pelo conteúdo."

Confira as publicações de Anitta:

TUDO SOBRE

Anitta

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.