NA GLOBO
FÁBIO BATTAGLIN/GSHOW
Gal Costa cantando em inauguração de um restaurante em Babilônia; cantora foi convidada por autor
Gal Costa fez história nos palcos, discos e festivais musicais do Brasil. A cantora, que morreu na manhã desta quarta (9), também foi amuleto de Gilberto Braga (1945-2021). Ela fez parte de diversas trilhas sonoras das novelas dele e deu voz à abertura de Vale Tudo (1988). A artista ainda marcou presença em três tramas do novelista e até deu uma palinha para tentar salvar a fracassada Babilônia (2015).
Três anos após recusar o papel principal de Gabriela (1975), a cantora surgiu em carne e osso em uma cena de Dancin' Days (1978). À época, a artista viveu ela mesma em uma visita à casa de Julia Matos (Sônia Braga), a protagonista da então novela das oito.
Gal conversou com a mocinha e soltou o gogó com alguns de seus sucessos, entre eles Folhetim, que era um dos temas da produção. 25 anos depois, a intérprete voltou a pisar nos estúdios Globo para fazer uma ponta em outra trama de Braga.
REPRODUÇÃO/CANAL VIVA
Gal Costa em Dancin' Days
Dessa vez, ela gravou uma participação em Celebridade (2003), em que cantou Nossos Momentos, trilha de Noêmia (Julia Lemmertz). A última vez que a artista atuou e cantou como ela mesma em uma novela do autor foi no derradeiro trabalho do amigo.
Na problemática Babilônia, além de cantar para agitar a trama que afundou o ibope da faixa, Gal atuou ao lado das atrizes Fernanda Montenegro, Nathalia Timberg e Camila Pitanga.
"Pensei que não teria falas, mas gravei com todas aquelas feras. (...) Acabou que teve e foi ótimo. Pude estar com os grandes atores do elenco de Babilônia", disse a cantora em entrevista à Globo.
Na ocasião, ela também foi tietada nos bastidores por Sophie Charlotte, que interpretava Alice na história. Gal contou que havia acertado sua participação após receber um e-mail de Gilberto Braga.
Eu sempre participei das novelas dele. (...) Aceitei porque eu gosto muito do Gilberto e sei que ele gosta muito de mim também. Acredito que para o cotidiano dos atores é até bom sair um pouco da rotina, ter uma espécie de festa assim, deve ser divertido, né? E eles me acolheram muito carinhosamente. (...) Gosto de fazer, tanto que ele sempre me chama
FÁBIO BATTAGLIN/GSHOW
Sophie Charlotte e Gal Costa em Babilônia
Além das novelas, Gal Costa também participou de um episódio do extinto Os Trapalhões (1974-1995), em 1978, na Globo. No humorístico, ela cantou Vatapá, música de Dorival Caymmi, ao lado de Renato Aragão, que surgia em cena vestido como a artista. O momento foi lembrado pela cantora em setembro em seu perfil no Instagram.
Confira:
Ver essa foto no Instagram
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Babilônia
Celebridade (novela)
Dancin' Days
Gal Costa
Gilberto Braga
Novela da Globo
Os Trapalhões
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.