Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LUTO

Cantora consagrada da música popular brasileira, Gal Costa morre aos 77 anos

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Gal Costa sorri em foto de divulgalção

Gal Costa morreu na manhã desta quarta-feira (9), aos 77 anos: era uma das maiores vozes da MPB

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 9/11/2022 - 11h24
Atualizado em 9/11/2022 - 13h36

Estrela da MPB, Gal Costa (1945-2022) morreu aos 77 anos na manhã desta quarta-feira (9). A notícia foi confirmada pela assessoria de imprensa da artista ao Notícias da TV, e a causa da morte não foi divulgada. A artista havia feito uma pausa na carreira para retirada de um nódulo na fossa nasal.

Uma das cantoras mais consagradas da história da música brasileira, Gal havia cancelado apresentação no festival Primavera Sound, em São Paulo, no último sábado (5), por conta da recuperação da cirurgia para retirada do nódulo, feita em setembro. A liberação dela para a retomada das atividades estava prevista para o fim de novembro.

Gal ainda tinha shows da turnê As Várias Pontas de uma Estrela marcados para dezembro deste ano e janeiro de 2023 em São Paulo e no Rio de Janeiro, e também em Portugual e no Reino Unido. Os ingressos da maioria das apresentações já estavam esgotados.

Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em Salvador, na Bahia, e fez parte de uma revolução na música brasileira a partir dos anos 1960. Começou a carreira em 1965, com músicas de Caetano Veloso e Gilberto Gil. Ao lado dos dois amigos e de Maria Bethânia, integrou o grupo Doces Bárbaros.

A cantora lançou 31 álbuns entre 1967 e 2021, com hits como Baby, Divino Maravilhoso, Meu Bem, Meu Mal, Barato Total, Brasil, Sorte e Chuva de Prata. Suas músicas fizeram parte de trilhas sonoras de mais de 20 novelas. 

A voz de Um Dia de Domingo era assumidamente bissexual e já foi vista com homens e mulheres, famosos e anônimos. Nos anos 1980, namorou a atriz Lúcia Veríssimo e a cantora Marina Lima.

A artista também teve um relacionamento de um ano com o compositor Marco Pereira, em 1991. Gal nunca conseguiu engravidar por ter uma obstrução nas trompas, doença que descobriu na adolescência. Após tentativas frustrantes de feritilização, adotou um menino de dois anos em 2007, batizado de Gabriel, hoje com 17 anos.

Gal ganhará uma homenagem em um filme. Com previsão de lançamento para 2023, Meu Nome É Gal trará Sophie Charlotte no papel da cantora. O longa-metragem conta a história da baiana, a partir do ponto em que ela se mudou para o Rio de Janeiro e para tentar a sorte na carreira musical. Figuras como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Dedé Gadelha aparecerão no filme, representados por atores.

TUDO SOBRE

Gal Costa


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.