Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ESTRATÉGIA COMPLICADA

Na luta contra o cancelamento pós-BBB21, Karol Conká escorrega no discurso pronto

REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY

Imagem de Karol Conká sem reação durante entrevista com Fausto Silva no Domingão do Faustão

Karol em entrevista ao Domingão do Faustão; especialista avalia estratégia da cantora após BBB21

Após a passagem polêmica pelo Big Brother Brasil 21, Karol Conká adotou uma estratégia para lutar contra o cancelamento: assumir os erros, pedir desculpas e seguir a orientação dos assessores. No entanto, a cantora escorrega ao adotar o discurso pronto da sua equipe --com falas bem diferentes das que o público acompanhou no reality show da Globo.

"Está muito claro que ela está falando o discurso pronto da assessoria --que sim, é bem importante nesse período conturbado-- mas que ainda precisa estar mais alinhado à personalidade dela para não parecer um discurso pronto e lido em TP [teleprompter]", explica o publicitário Felipe Moller para o Notícias da TV.

O especialista em marketing avalia que a curitibana está no caminho certo, mas ressalta: "A própria fala e linguagem corporal estão muito distantes do que ela fez dentro da casa, o que acaba gerando desconfiança e até repúdio por parte do público".

"Sempre digo que é importante o influenciador ser quem ele é de verdade nas redes sociais. Isso gera a verdadeira conexão. O problema é que muitos usam a linha do 'sou perfeito e zero defeitos' o tempo todo e aí, uma hora, a máscara cai. O maior choque aí foi exatamente ela defender uma mensagem e depois mostrar um comportamento completamente oposto", reforça ele.

Moller também avalia a estratégia de Nego Di, que não contou com o mesmo suporte dado pela emissora para a ex-sister: "Apesar de não ter crescido tanto quanto outros participantes, o comediante ainda fala com muita gente nos seus canais. Esses dias mesmo fez uma live para mais de 100 mil pessoas. Tem que saber aproveitar essa visibilidade".

"No caso dele, não houve o mesmo tratamento que com a Karol, por ele não ter sua imagem vinculada a emissora, como a da cantora [que era apresentadora do GNT, canal fechado do Grupo Globo]. Então, ele tem que criar situações que o ajudem a diluir o problema. Uma live não tem o mesmo peso que um Fantástico, mas melhor ir limpando a imagem aos poucos do que deixá-la suja para sempre", complementa.

DIVULGAÇÃO

Felipe Moller, publicitário e influenciador digital

Dá para evitar?

Um dos maiores medos dos famosos hoje é o cancelamento popular, prática criticada por Moller justamente por não proporcionar um espaço para o diálogo ou a melhora do cancelado: "É como se existisse apenas uma ânsia por atacar e se posicionar contra o erro, sem a abertura para uma explicação ou tentativa de correção. E isso vira uma grande bola de neve do mal --mesmo que a justificativa seja válida no início-- que perde o controle".

No entanto, o publicitário destaca que existem formas de evitar essa rejeição. "O melhor caminho é que o influenciador entenda essa responsabilidade e procure constantemente evoluir, se mantendo atualizado, se permitindo ouvir e estudar sobre pautas importantes e inclusivas", destaca.

"Alguns ficam com medo de ficar muito engessados no conteúdo, mas existe como manter a nossa autenticidade e espontaneidade, exercitando a empatia e respeito no relacionamento com os seguidores", alerta Felipe ao reforçar que uma produção de conteúdo alinhada ao valores, gostos pessoais e o lado profissional do indíviduo minimiza o risco de "cair em ciladas".

Agora, se o cancelamento já chegou, o especialista ressalta que o primeiro passo é refletir o que motivou a crítica da audiência. "Olhar para si e questionar: 'Pisei na bola mesmo?'. Se sim, vir a público e assumir o erro. Reconhecer o equívoco é nobre. Esperar a poeira baixar também é importante. Isso requer o aprendizado de entender que é preciso sair um pouco de cena. Por fim, não errar mais. Como digo, 'falhou, tá falhado e não se falha mais nisso'", finaliza.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube para conferir nossos boletins diários sobre BBB21


Saiba tudo sobre o BBB21 com o podcast O Brasil Tá Vendo

Ouça "#29 - BBB21: Para quem você passa pano?" no Spreaker.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.