ESTRATÉGIA COMPLICADA
REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY
Karol em entrevista ao Domingão do Faustão; especialista avalia estratégia da cantora após BBB21
Após a passagem polêmica pelo Big Brother Brasil 21, Karol Conká adotou uma estratégia para lutar contra o cancelamento: assumir os erros, pedir desculpas e seguir a orientação dos assessores. No entanto, a cantora escorrega ao adotar o discurso pronto da sua equipe --com falas bem diferentes das que o público acompanhou no reality show da Globo.
"Está muito claro que ela está falando o discurso pronto da assessoria --que sim, é bem importante nesse período conturbado-- mas que ainda precisa estar mais alinhado à personalidade dela para não parecer um discurso pronto e lido em TP [teleprompter]", explica o publicitário Felipe Moller para o Notícias da TV.
O especialista em marketing avalia que a curitibana está no caminho certo, mas ressalta: "A própria fala e linguagem corporal estão muito distantes do que ela fez dentro da casa, o que acaba gerando desconfiança e até repúdio por parte do público".
"Sempre digo que é importante o influenciador ser quem ele é de verdade nas redes sociais. Isso gera a verdadeira conexão. O problema é que muitos usam a linha do 'sou perfeito e zero defeitos' o tempo todo e aí, uma hora, a máscara cai. O maior choque aí foi exatamente ela defender uma mensagem e depois mostrar um comportamento completamente oposto", reforça ele.
Moller também avalia a estratégia de Nego Di, que não contou com o mesmo suporte dado pela emissora para a ex-sister: "Apesar de não ter crescido tanto quanto outros participantes, o comediante ainda fala com muita gente nos seus canais. Esses dias mesmo fez uma live para mais de 100 mil pessoas. Tem que saber aproveitar essa visibilidade".
"No caso dele, não houve o mesmo tratamento que com a Karol, por ele não ter sua imagem vinculada a emissora, como a da cantora [que era apresentadora do GNT, canal fechado do Grupo Globo]. Então, ele tem que criar situações que o ajudem a diluir o problema. Uma live não tem o mesmo peso que um Fantástico, mas melhor ir limpando a imagem aos poucos do que deixá-la suja para sempre", complementa.
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Felipe Moller, publicitário e influenciador digital
Um dos maiores medos dos famosos hoje é o cancelamento popular, prática criticada por Moller justamente por não proporcionar um espaço para o diálogo ou a melhora do cancelado: "É como se existisse apenas uma ânsia por atacar e se posicionar contra o erro, sem a abertura para uma explicação ou tentativa de correção. E isso vira uma grande bola de neve do mal --mesmo que a justificativa seja válida no início-- que perde o controle".
No entanto, o publicitário destaca que existem formas de evitar essa rejeição. "O melhor caminho é que o influenciador entenda essa responsabilidade e procure constantemente evoluir, se mantendo atualizado, se permitindo ouvir e estudar sobre pautas importantes e inclusivas", destaca.
"Alguns ficam com medo de ficar muito engessados no conteúdo, mas existe como manter a nossa autenticidade e espontaneidade, exercitando a empatia e respeito no relacionamento com os seguidores", alerta Felipe ao reforçar que uma produção de conteúdo alinhada ao valores, gostos pessoais e o lado profissional do indíviduo minimiza o risco de "cair em ciladas".
Agora, se o cancelamento já chegou, o especialista ressalta que o primeiro passo é refletir o que motivou a crítica da audiência. "Olhar para si e questionar: 'Pisei na bola mesmo?'. Se sim, vir a público e assumir o erro. Reconhecer o equívoco é nobre. Esperar a poeira baixar também é importante. Isso requer o aprendizado de entender que é preciso sair um pouco de cena. Por fim, não errar mais. Como digo, 'falhou, tá falhado e não se falha mais nisso'", finaliza.
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