Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ANÁLISE COMPORTAMENTAL

Especialista afirma que Juliette manipulou Lumena para bancar vítima no BBB21

REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY

Montagem de Lumena Aleluia e Juliette Freire durante discussão no BBB21

Lumena Aleluia e Juliette Freire no BBB21; especialista alega que advogada manipulou psicóloga

A discussão entre Juliette Freire e Lumena Aleluia no BBB21 aconteceu há quase três meses, mas ainda é frequentemente retomada nas conversas do confinamento. Para alguns participantes, a advogada teria armado uma cena para fingir que estava sendo oprimida pela psicóloga e, assim, bancar a vítima com o público. A paraibana nega, mas um especialista em análise comportamental afirma que a confinada manipulou, sim, a DJ para alcançar o objetivo.

"Ela [Juliette] é muito rápida no raciocínio, percebe rapidamente os diálogos de uma maneira que congela os outros. Ela fala de uma forma muito peculiar, a Juliette fala com um requinte de sarcasmo que você fica naquela situação: 'Cara, ela está me batendo ou brincando comigo?'. Mas é no limite muito tênue", explica Ricardo Ventura, psicanalista e cientista comportamental.

A pedido do Notícias da TV, o profissional analisou a cena na qual Juliette e Lumena discutiram na área externa da casa, em 3 de fevereiro. "Naquele momento em que a Lumena vem com o dedo [apontado], o que a Juliette fez? Primeiro, pegou uma narrativa de que, 'se ofendi alguém de alguma característica de militância ideológica, tenho que sentar e aprender'", detalha.

"Ela [Juliette] se utiliza da própria argumentação da pessoa. A Lumena, inclusive, falou muitas vezes isso: 'Se você não sabe, aprenda!'. Então, todo mundo ali ficou nessa posição de aprendizado, até que isso explodiu quando a Camilla [de Lucas] falou que estava cansada de ensinar essas temáticas. Então, a Juliette pega algo tênue na narrativa, o 'me ensina', e senta. Ou seja, 'estou aqui submissa a você'", prossegue Ventura.

Na sequência da cena, Gilberto Nogueira percebeu a atitude da maquiadora e pediu para a DJ não continuar a discussão em pé. "Por quê? Para elas ficarem no mesmo nível. Por exemplo, se estou no banco, sentado, e alguém chega perto gritando, reclamando, a primeira regra de Rapport é que eu fique de pé também, para que fique igual a você", comenta.

O Rapport é uma área da psicologia que estuda técnicas para promover uma relação de empatia com os demais, a fim de proporcionar uma comunicação com menor grau de resistência entre os envolvidos.

"Se continuo sentado, vão aparecer mil coisas na sua cabeça de forma inconsciente. A regra básica, se você realmente quer criar uma empatia durante um diálogo, é ficar na mesma altura dos olhos do outro envolvido. Se você fica na mesma altura dos olhos, inconscientemente, me sinto acolhido, mesmo em uma briga", pontua ele.

Durante a análise, Ventura reforça que a atitude de Juliette foi proposital: "Fica muito claro que foi algo na linha: 'Você [Lumena] é que vai brigar comigo, eu não vou brigar com você'. Foi de propósito? Óbvio que foi, está muito claro. Foi pensado, foi para criar realmente uma situação de 'sou a receptora da situação' e não a causadora, 'sou a vítima, não o algoz', 'sou a voz menor'".

Formação ajudou?

Nas redes sociais, um dos questionamentos apontados pelos fãs do reality é que, por ser advogada, Juliette teria estudado técnicas de persuasão na faculdade para saber se posicionar como a "vítima" durante uma discussão, ferramenta supostamente utilizada em estratégias de defesa na esfera judicial.

No entanto, segundo Ventura, este tipo de conteúdo não é ensinado na graduação, mas sim em cursos extracurriculares sobre a temática, nos quais ele atua como professor. "Já ensinei muitos advogados, inclusive criminalistas renomados, que vieram buscar essa mentoria de sustentação oral, que é você usar de vários artifícios como a dialética, o pensamento socrático, o storytelling, entre outros", aponta.

"Não sei se a Juliette traz essa técnica da advocacia, mas ela é um diamante embrulhado com jornal. Você olha [e pensa]: 'Ah, que humilde'. Mas dentro, ela tem uma capacidade muito grande de eloquência, fala, negociação, exigência. Ela traz essa primeira impressão de simplicidade, mas, por dentro, ela é extremamente inteligente", opina o especialista.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube para conferir nossos boletins diários sobre BBB21


Saiba tudo que está rolando no BBB21 com o podcast O Brasil Tá Vendo

Ouça "#37 - Retrospectiva BBB21: Os melhores e piores da temporada!" no Spreaker.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.