Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TÉCNICA DE RAPPORT

Entenda o jogo psicológico por trás da estratégia 'familiar' de Viih Tube no BBB21

REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY

Imagem de Viih Tube concentrada na área externa do BBB21

Viih Tube no BBB21; especialistas identificam estratégia psicológica no jogo da youtuber

Viih Tube aproveitou o Big Brother Brasil 21 para "expandir" a sua família. No confinamento, ela conquistou novos pais, tios, mãe e até uma irmã. Porém, segundo especialistas, por trás dessa aproximação da loira existe uma técnica psicológica que proporcionou o tal encanto dos participantes pela caçula da edição.

Vote na enquete ->Fiuk, Gilberto ou Viih Tube: Quem deve deixar o BBB21?

"Ela foi a pessoa que mais entendeu o jogo, tanto que só foi para o paredão agora. Na minha leitura, quando ela fala: 'Ah, é o meu pai, você parece com a minha mãe', isso é Técnica de Rapport, que é buscar uma característica e dizer que você tem ela, gosta dela e está implementando este fator na sua história", avalia Ricardo Ventura, cientista comportamental e especialista em linguagem silenciosa, em entrevista ao Notícias da TV.

Conceito psicológico, o Rapport engloba técnicas utilizadas para promover uma relação de empatia com os demais, a fim de proporcionar uma comunicação com menor grau de resistência entre os envolvidos. Ventura destaca que a trajetória de Viih, que passou praticamente ilesa dos paredões, é um dos indicadores da efetividade desta estratégia.

"Se ela fizesse isso na vida real, seria aquela pessoa super amiga, por quê? Ela me entende, me enxerga, vê as minhas características, que legal. Só que lá você tem o Grande Irmão. Na vida real, você não tem o Big Brother te olhando 24 horas por dia, o que é surreal", pondera o profissional.

No entanto, Ricardo ressalta que, ao contrário da maioria dos confinados, os fãs do reality perceberam essa estratégia por trás das associações familiares da youtuber: "Isso que vai ser interessante acompanhar, pois é uma técnica extremamente funcional". 

Maytê Carvalho, professora de comunicação da ESPM, também identifica o Rapport no comportamento da atual emparedada. "É justamente aí que os participantes caem no jogo dela. Ela presenteia, elogia, compara os participantes aos membros da própria família, chama pelo nome", pontua.

"Viih Tube, com certeza, influencia seu microcosmo chamado BBB. Os contornos da ética em sua abordagem podem ser questionados, mas é inegável a eficiência da sua prática", afirma Maytê.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube para conferir nossos boletins diários sobre BBB21


Saiba tudo que está rolando no BBB21 com o podcast O Brasil Tá Vendo

Ouça "#36 - Os erros e acertos da Globo com o BBB21" no Spreaker.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.