Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

QUEIXAS POR INJÚRIA

BBB21: Justiça arquiva nove denúncias criminais contra Karol Conká

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Karol Conká durante conversa na cozinha do BBB21, da Globo

Karol Conká no BBB21; cantora de 34 anos ficou livre de acusações por falas e atitudes no reality show

LI LACERDA e VINÍCIUS ANDRADE

vinicius@noticiasdatv.com

Publicado em 1/3/2021 - 12h45

Por recomendação do Ministério do Público, a Justiça do Rio de Janeiro determinou o arquivamento de nove denúncias contra Karol Conká. A cantora de 34 anos virou alvo de diferentes investigações pelo crime de injúria, por comportamentos que teve durante a passagem pelo BBB21, sobretudo contra Lucas Penteado e Juliette Freire.

No período de 11 a 25 de fevereiro, os juízes da 1ª e da 2ª Vara Criminal de Jacarapaguá, no Rio de Janeiro, publicaram as decisões livrando a rapper de ações judiciais e de inquérito policial. O Notícias da TV teve acesso aos documentos.

No início de fevereiro, quando a artista ainda estava no confinamento, o Ministério Público passou a investigá-la. O órgão recebeu 25 denúncias contra a ex-sister, que foram encaminhadas para as promotorias responsáveis.

Durante a passagem de Karol pelo BBB21, atitudes da cantora contra Lucas Penteado e Juliette Freire revoltaram uma parcela dos fãs do reality nas redes sociais. A cantora isolou o ex-Malhação do convívio na casa e foi acusada pelos fãs de promover violência psicológica contra ele.

Em 1º de fevereiro, durante o intervalo do Jogo da Discórdia, Karol chamou Lucas de abusador e, no dia seguinte, eles conversaram e fizeram as pazes

A conduta de Conká com Juliette também foi alvo de acusações na web. Em 29 de janeiro, a cantora criticou o jeito da advogada e associou o comportamento aos nativos do Nordeste. "Eu sou de Curitiba, tenho muita educação para falar com as pessoas", justificou a rapper na ocasião.

A fala foi considerada preconceituosa e, após a repercussão negativa, a equipe de Karol reconheceu que a sister errou e pediu perdão aos nordestinos. "O uso foi equivocado e mostra que é necessária reflexão sobre falas aparentemente despretensiosas que podem carregar, de maneira aparentemente inocente, xenofobia e outros tipos de discriminação", pontuou a equipe em comunicado oficial.

Karol Conká investigada

Após receber as denúncias e fazer a análise dos vídeos, o MP optou por não instaurar inquérito e solicitou o arquivamento das queixas à Justiça. De acordo com a promotora Denise Pieri Pitta, da 1ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal da área de Madureira e Jacarepaguá, a maioria dos relatos são genéricos e sem imputação de um crime específico.

Ela ainda destacou, em entrevista ao jornal Extra em fevereiro, que esse tipo de caso precisa da representação da vítima para a instauração de processo. "Nada impede que qualquer participante que se sinta ofendido, ao sair da casa, represente ao MP para que o órgão de execução com atribuição possa adotar as medidas cabíveis na análise do caso concreto", justificou ela.

A Justiça acatou os pedidos de arquivamento do Ministério Público. "Acolho a promoção ministerial pelas razões despendidas e determino o arquivamento do inquérito policial. Comunique-se. Ciência ao MP", escreveu o juiz Aylton Cardoso Vasconcellos, titular da 2ª Vara Criminal, em uma de suas decisões.

O magistrado assinou quatro dos nove arquivamentos. Os outros cinco foram determinados pela juíza Raphaela de Almeida Silva, da 1ª Vara Criminal regional de Jacarepaguá.

Karol Conká deixou o BBB21 com recorde histórico de rejeição do reality show: 99,17%. Fora da casa há seis dias, a cantora tem feito uma "peregrinação" por programas da Globo. Ela já passou por Domingão do Faustão e Fantástico, em uma tentativa de recuperar a imagem positiva junto ao público, que a considerou a grande vilã da temporada.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube para conferir nossos boletins diários sobre BBB21


Saiba tudo sobre o BBB21 com o podcast O Brasil Tá Vendo

Ouça "#28 - Como ficará o BBB21 pós-Karol Conká?" no Spreaker.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.