Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BRASIL ACORDADO

Na madrugada da Globo, Olimpíadas dão mais ibope do que programas do SBT

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O patinador norte-americano Nathan Chen sorri apontando para a câmera nas Olimpíadas de Inverno de 2022, exibidas pela Globo

O norte-americano Nathan Chen, campeão de patinação artística nas Olimpíadas de Inverno de 2022

KELLY MIYASHIRO

kelly@noticiasdatv.com

Publicado em 19/2/2022 - 6h50

Na madrugada da Globo, os Jogos Olímpicos de Inverno registram mais ibope do que todos os programas da tarde do SBT. De acordo com levantamento feito pelo Notícias da TV, a média de audiência da Olimpíada de Pequim 2022 está em 4,7 pontos na Grande São Paulo desde sua estreia, em 4 de fevereiro. O torneio se encerra neste domingo (20), mas o número não deve sofrer alterações expressivas.

Como a capital da China está 11 horas à frente de Brasília no fuso-horário, a Globo só consegue transmitir algumas das competições ao vivo das Olimpíadas de Inverno na madrugada da TV aberta --além da programação mais completa no SporTV.

Apesar disso, o público madrugador continuou acompanhando a emissora na calada da noite. Os Jogos ficam no ar entre 1h e 4h e sempre fazem a Record e o SBT comerem poeira na faixa. Preocupante para a emissora de Silvio Santos é que nenhum dos programas vespertinos de sua grade consiga dar mais audiência do que as competições no gelo.

Guerra de audiência

Desde que a programação das tardes do SBT foi reformulada, em novembro, com o objetivo de alavancar o ibope, o efeito tem sido o contrário. Antes no final de tarde, O Casos de Família e o Roda a Roda passaram a ir ao ar mais cedo e perderam plateia.

O programa de Christina Rocha começou a passar às 14h15 para bater de frente com o quadro A Hora da Venenosa, do Balanço Geral, que até então era líder na Grande São Paulo. Entretanto, a Globo inaugurou uma faixa inédita de novelas pós-Jornal Hoje, justamente para frear a sessão de fofocas --e deu certo.

Desde que estreou, O Cravo e a Rosa só perdeu uma vez em 54 dias que está no ar na briga por audiência para a Record. O que gera um efeito em cadeia para o SBT. Antes, o Casos de Família anotava entre 4 e 5 pontos no confronto com o Cidade Alerta, mas agora tem sofrido para passar dos 3.

Na última quinta-feira (17), a atração de barracos familiares marcou apenas 2,3 de média. Na sequência, o Roda a Roda fez 2,1, e o Fofocalizando 3,3, evidenciando o sufoco enfrentado pelas atrações há semanas. Os resultados inferiores à audiência dos Jogos Olímpicos na madrugada da Globo se repetiram em todos os dias do torneio. 

A troca de horários também não favoreceu as novelas mexicanas, que costumavam ser mais vistas do que as tramas infantis brasileiras, como Chiquititas (2013) e Carinha de Anjo. Atualmente, as estrangeiras estão estacionadas na casa dos 4 e 5 pontos, bem abaixo do patamar de 8 que até desbancava o Cidade Alerta. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.