Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BELEZA NATURAL

Xô, peitões! Explante de silicone vira tendência entre famosas; veja quem fez

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Montagem de Carolina Dieckmann e Fiorella Mattheis

Carolina Dieckmann e Fiorella Mattheis tiraram as próteses de silicone que haviam colocado

GABRIELA RODRIGUES

gaby@noticiasdatv.com

Publicado em 6/6/2022 - 6h20

Se antes o sonho de muitas mulheres era ter seios grandes, agora a tendência é o explante de silicone --procedimento para a retirada dos "peitões artificiais". Seja por empoderamento ou por motivos de saúde, algumas famosas já retornaram à mesa cirúrgica para terem de volta os seios naturais. Carolina Dieckmann e Fiorella Mattheis estão nessa lista.

Em 2018, de acordo com dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica, 14,6 mil mulheres fizeram a retirada dos implantes. Já em 2019, esse número foi para 19,4 mil, e, em 2020, pulou para 25 mil.

Segundo a cirurgiã Tatiana Moura, atualmente as mulheres procuram saber mais sobre possíveis problemas associados ao implante mamário, como o aparecimento do linfoma anaplásico de grandes células ou a síndrome Asia --que é uma doença desencadeada por substâncias que ativam uma resposta anormal do sistema imunológico.

"Mesmo com todo esse cuidado, ao longo dos anos, a paciente pode também mudar de ideia e decidir retirar as próteses, seja porque deseja diminuir a mama, seja porque há necessidade de troca ou simplesmente resolve não colocar a prótese novamente. A mulher que coloca uma prótese aos 25 anos não é a mesma aos 40 anos, há uma mudança de senso estético e de desejo pessoal, além da mudança de padrão de beleza", analisa a especialista.

O professor de psicanálise Ronaldo Coelho concorda que problemas de saúde são cruciais na decisão de remover os seios artificiais, mas destaca que a onda de valorização da beleza natural também faz com que mulheres se empoderem e aceitem suas formas originais.

"Penso que durante um bom tempo colocar implantes significou estar na moda para fazer parte de determinado círculo social e, agora, o diferente passou a ser quem tem mamas naturais. Numa lógica de oferta e demanda, essa escassez pode ter contribuído para a mudança de valores. Passou a ser mais cool [legal] ter peitos naturais e mais natural ter peitos siliconados", analisa ele.

Veja abaixo algumas famosas que fizeram a retirada das próteses:

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Rosto de Amanda Djehdian

Ex BBB retirou próteses em 2020

Amanda Djehdian

Participante do BBB 15, Amanda Djehdian resolveu retirar os implantes de silicone após 14 anos. Por meio de uma postagem no Instagram, a empresária explicou o que a levou a tomar a decisão.

"Estou livre. Livre de dores, livre de choro, livre dessa bomba relógio.
Há 14 anos, por vaidade, pressão, insegurança, coloquei algo que me disseram que era superseguro e não me faria mal. Sempre fui muito vaidosa e comecei a ter uma visão distorcida de quem eu era, e para me sentir mais bonita coloquei o silicone", contou ela em um post feito em dezembro de 2020.

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Rosto de Carolina Dieckmann

A atriz Carolina Dieckamann

Carolina Dieckmann

Em março deste ano, Carolina Dieckmann também revelou ter passado pelo procedimento para ter seus seios naturais de volta. "O meu doce intuito com esse relato é te dizer que fiz, não me arrependi, mas se voltasse no tempo,
não faria. Isso porque, apesar de ter ficado satisfeita com o resultado externo,
ele nada tinha a ver com quem eu era internamente. Não me representava", explicou a loira.

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Foto de Fiorella Mattheis

Fiorella Mattheis em foto publicada no Instagram

Fiorella Mattheis

A atriz e apresentadora Fiorella Mattheis tirou o silicone em fevereiro de 2021 após passar por um episódio de displasia --surgimento celular fora do normal, que pode gerar a má-formação de um tecido ou órgão. Ela havia colocado as próteses aos 17 anos, incentivada pela agência de modelos da qual fazia parte.

"Cheguei a marcar minha cirurgia de explante para janeiro, mas peguei Covid-19. Precisei postergar a data e na primeira semana do ano de 2021 minha prótese rompeu. Durante um mês e meio tive sintomas --mal-estar, inchaço nos olhos-- cujos estudos estão começando a relacionar com a síndrome do silicone", contou ela para a revista Vogue.

"Se eu pudesse dar uma dica para as meninas e adolescentes que estão achando que precisam colocar silicone seria que com essa idade ainda não sabemos direito quem somos, o que de fato gostamos, o que não gostamos. Há tanto para se viver e quanto mais trabalharmos nossa autoestima, mais vamos nos amar e aceitar do jeito que somos", completou a atriz de 34 anos.

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Foto de Bruna Manzon

Bruna é ex-assistente de palco do Domingo Legal

Bruna Manzon

A jornalista e ex-assistente de palco do Domingo Legal (SBT) Bruna Manzon também retirou suas próteses de silicone. Assim como Fiorella, a loira foi influenciada pela indústria da moda a colocar os implantes. Por meio de um post no Instagram, ela contou mais sobre a decisão.

"Eu sentia que tinha uma bomba relógio dentro de mim. Eu decidi colocar silicone há sete anos, eu tinha 22 anos, era uma menina. Eu estava fazendo um trabalho e ouvi a cliente falando: 'Nossa, eu contratei ela achando que ela tinha peito. As roupas estão ficando horríveis porque ela não tem peitos'. Até então, os meus peitos nunca tinham me incomodado. Depois de um mês, eu já estava fazendo a cirurgia", lembrou ela em um vídeo compartilhado em novembro de 2021.

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Foto de Mônica Benini

Mônica é casada com o cantor Junior Lima

Mônica Benini

A designer de joias Mônica Benini, mulher do cantor Junior Lima, também entrou para a lista de mulheres que resolveram retirar os implantes de silicone. Em outubro de 2020, ela fez um desabafo por meio do Instagram e revelou que havia passado pelo explante das próteses.

"Era um descontentamento que eu tinha. No início da pandemia, eu estava programado para fazer e não achei seguro. Falei com vários médicos agora e resolvi fazer. Eu trabalhei durante alguns anos como modelo, cheguei em São Paulo com 22 anos. Sempre fui uma modelo comercial, que são meninas que não são tão magras, que têm outro padrão [de corpo]", iniciou ela.

"Durante um momento da carreira, eu tive uma booker, alguém que cuidava da minha carreira, que ficava me falando para colocar silicone. Para deixar meu corpo mais harmônico. Isso nunca me incomodou! Eu era super bem resolvida com isso, mas ela falava tanto, e outras pessoas falavam também. Estava com tantos problemas pessoais, sem estrutura, que acabei sucumbindo."


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.