GORDOFOBIA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Ana Baird, a Nicole de Um Lugar ao Sol, desabafou sobre pressão estética e gordofobia no Encontro
Nicole de Um Lugar ao Sol, Ana Baird revelou no Encontro desta quarta-feira (11) como a pressão estética e a gordofobia moldaram sua vida e sua carreira. Além de fazer dietas mirabolantes desde os nove anos, a atriz declarou estar convencida de que perdeu oportunidades de trabalho por seu "tamanho".
"Eu já perdi muitos papéis por conta disso [do corpo], tenho certeza absoluta. Não tenho a menor dúvida. Já fui limada de papéis por conta do meu tamanho", ressaltou em conversa com Patrícia Poeta e Manoel Soares.
Desde cedo, a artista sofre com a pressão estética. Aos nove anos, ela fez sua primeira dieta. Em parte, ela credita isso à falta de representatividade nos meios de comunicação quando ela era adolescente --algo que Nicole assegura às meninas desta geração.
"Quando eu era adolescente, se eu tivesse tido representatividade... Pessoas me dizendo: 'Ana, tá tudo bem você ser do jeito que você é'.... Quanto tempo eu teria poupado. Eu posso dizer que me amo há pouquíssimo tempo, três, quatro anos. Isso é nada: eu tenho 50. Foram muitos anos de autoódio", relatou.
Para a artista, as mulheres são as mais afetadas por esta pressão pela beleza --e, socialmente, há uma visão de que ser bonito é ser magro. "É uma questão do patriarcado, mesmo. Mulheres prestando atenção em coisas que não precisariam prestar", explicou.
As pessoas precisam parar de pensar que ser melhor é ser magro, que ser bonito é ser magro. Ampliar essa visão de o que é beleza. Existe beleza em tudo. Porque só um tipo [de corpo] é considerado bonito e saudável? Esse é o problema: [achar] que o gordo é gordo porque ele é preguiçoso, porque ele é indolente, porque ele não tem força de vontade...
Ana fez questão de ressaltar que não está incentivando ninguém a abandonar o "estilo de vida saudável" --até porque corpos maiores não necessariamente são doentes. "Durante muitos anos, nunca tive nenhum problema, meus exames de sangue eram perfeitos. Mas eu não estava dentro do padrão, o que me fez engordar mais. Eu fiquei gorda tentando ficar magra", revelou.
A atriz sabe bem disso, uma vez que afirmou ter feito "todas as dietas": "'Corta isso, corta aquilo, agora corta aquilo outro, agora você não pode comer mais aquilo'... Fui a médicos, endocrinologistas, fiz tudo", destacou.
Já Nicole, sua personagem, além de levantar debates sobre gordofobia, fala tudo o que ninguém teve coragem de dizer em Um Lugar ao Sol. Este é um dos temas que mais aparecem nas mensagens que a atriz recebe sobre a novela -- mas são os figurinos que "roubam a cena" no direct da atriz. Afinal, mulheres gordas têm dificuldade em encontrar roupas que vistam bem em seus corpos.
"Isso é muito importante. Todo mundo tem o direito de se sentir bem, de se vestir bem, dentro ou fora do padrão", declarou a artista.
Confira abaixo um dos momentos no Encontro:
Falou tudo, Ana Baird! 👏👏👏 #Encontropic.twitter.com/lpbjjnfYbJ
— TV Globo 📺 (@tvglobo) January 11, 2022
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Um Lugar ao Sol: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 23 a 26/3
Quarta, 23/3 (Capítulo 117)
A emissora não forneceu o resumo do capítulo.
Quinta, 24/3 (Capítulo 118)
A emissora não forneceu o resumo do penúltimo capítulo.
Sexta, 25/3 (Capítulo 119)
A emissora não forneceu o resumo do último capítulo.
Sábado, 26/3 ...Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.