Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EXERCITE A LIBIDO

Masturbação e sexo no BBB 22: Por que necessidades humanas são julgadas?

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Eliezer Netto e Natália Deodato se beijam em festa no BBB 22

Eliezer Netto e Natália Deodato se beijam em festa no BBB 22: dupla protagonizou sexo no edredom

IVES FERRO

ives@noticiasdatv.com

Publicado em 5/3/2022 - 6h25

A masturbação e o sexo são assuntos recorrentes dentro do BBB 22. Na casa, os participantes não têm medo de falar sobre suas experiências picantes, beijar na boca, e até transar. Essas ações, no entanto, por mais corriqueiras que sejam, deixam parte dos telespectadores chocada. Afinal, é mesmo necessário pautar o sexo em um programa visto diariamente por milhares de pessoas? 

O psicólogo e sexólogo Luiz Henrique Sampaio Martins conta ao Notícias da TV que é importante tirar o sexo do porão e levá-lo para a mesa de jantar, já que a sexualidade nos atravessa de forma natural e faz parte da vivência humana. O sentimento de vergonha surgirá a depender de como a pessoa em questão foi instruída sobre o assunto.

"Vivemos em uma cultura machista, em que a sexualidade masculina é provocada desde cedo, e a feminina é negada. A vergonha, talvez mais da mulher, não é nem por ela, e sim pela pressão social. A Maria, por exemplo, estava sentindo falta dos brinquedos sexuais", aponta ele, que elogia a atitude de Eliezer Netto, Natália Deodato e Maria por terem transado "para todo o Brasil".

"As pessoas têm vergonha de dizer que vão ao banheiro fazer cocô. As mulheres, quando vão usar absorvente, parecem que estão levando drogas na bolsa, algo escondido, e não temos vergonha de dizer o que comemos, bebemos… São da nossa condição humana. Naturalizar isso ajuda a tirar a vergonha", completa.

Benefícios da masturbação

Arthur Aguiar, que comentou ter uma vida sexualmente ativa com a mulher, Maíra Cardi, pode ser afetado por mudanças de personalidade pela falta da libido. Após Tiago Abravanel revelar que se masturbou no programa por ter visto Netto e Natália juntos, o ex-Malhação disse que poderia fazer o mesmo para se satisfazer, caso sentisse necessidade.

"Se a pessoa é sexualmente ativa e ela é por acaso privada da vivência do prazer sexual, inclusive da masturbação, principalmente uma privação forçada, pode acontecer algumas alterações de humor, a pessoa pode ficar mais irritada. Mas não existem riscos", conta o especialista.

Não nos masturbamos apenas para alcançar o orgasmo. Quando iniciamos a questão de conhecer o corpo, lá na infância, nem sabemos o que é orgasmo, damos sentido a isso depois. O primeiro benefício é o conhecimento do próprio corpo e da zona erógena: como você quer ser tocado, a pressão, intensidade. Existem estudos que indicam melhora no sono, na menstruação, sistema imunológico, porque tem algumas substâncias químicas que atuam no processo do orgasmo, como as endorfinas, que dão efeitos relaxantes. A masturbação é usada também como técnica, e auxilia nos tratamentos de disfunções sexuais.

Além dos inúmeros benefícios para o corpo, a masturbação também ajuda a diminuir as tensões do jogo. Dinâmicas mirabolantes, paredões e Jogos da Discórdia podem ser amenizados com a autogratificação.

"A gente não se relaciona só com os órgão genitais. Tem que estar com a mente boa, o nosso maior órgão sexual é o cérebro. Possivelmente, você pode ter a libido um pouco mais baixa, principalmente quando sabe que está sendo filmado, a família está vendo, existe pressão para ganhar o prêmio", explica.

"Isso pode reduzir a libido, porque a pessoa não está totalmente à vontade. Mas se mesmo com isso o participante consegue exercer seu tesão, a masturbação vai entrar como possibilidade de diminuir essas tensões, aliviar o estresse. Não atrapalha, ao contrário, pode ajudar na permanência", assegura Martins.


Saiba tudo sobre o BBB 22 com o podcast O Brasil Tá Vendo

Ouça "#69 - BBB do amor: A vida louca de quem shippa casal num reality" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube para conferir nossos boletins diários, entrevistas e vídeos ao vivo sobre reality show:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.