Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ELA QUE DEFINE

Ilana de Um Lugar ao Sol pode ser considerara bissexual ou lésbica?

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Mariana Lima como a personagem Mariana na novela Um Lugar ao Sol, da Globo

Mariana Lima é Ilana em Um Lugar ao Sol; personagem vive drama com descoberta sexual na novela

KELLY MIYASHIRO

kelly@noticiasdatv.com

Publicado em 12/2/2022 - 6h20

Vivida por Mariana Lima, a Ilana de Um Lugar ao Sol retrata o drama de uma mulher adulta que, após ter passado a vida toda casada com um homem, também se vê interessada pelo gênero feminino. Relutante, a personagem tenta fugir do rótulo de lésbica ao mesmo tempo que não entende que pode ser bissexual.

Casada há muitos anos com Breno (Marco Ricca) --e depois de finalmente engravidar de sua primeira filha--, a publicitária começa a perceber que nutre sentimentos justamente por sua obstetra, Gabriela (Natália Lage).

Sempre confidente da prima Rebeca (Andrea Beltrão), a personagem interpretada por Mariana Lima até já justificou que não sabe dizer o que sente, mas rejeitando completamente a possibilidade de ser homossexual. 

Os sentimentos de Ilana foram ficando mais nítidos quando Gabriela revelou, animada, que a namorada --que mora em Miami, nos Estados Unidos-- passaria um tempo em sua casa.

"Rebeca, eu não sou gay. Nunca fui. Eu gosto, sempre gostei de homem, mas... A verdade é que eu estou me sentindo sozinha", declarou a empresária nas cenas exibidas na última quarta-feira (9).

"Ciúme de amiga. Eu sei que é infantil, egoísta, mas... Antigamente as pessoas criavam os filhos juntos, em comunidade. Se a minha avó regurgitava, sei lá, ou tinha uma cólica, a minha bisavó batia na vizinha e pedia ajuda, enfim", disse a ex-mulher, de Breno. 

A empresária caminha para se dar conta de que está apaixonada pela amiga e, primeiramente, fará a confissão para Rebeca. Com as novidades processadas internamente, a produtora não terá medo de engatar um romance diferente de tudo que já vivera.

Na história escrita por Licia Manzo, na juventude, Gabriela havia tentado beijar Ilana, que se afastou da amiga após a investida. As duas personagens agora engatarão um namoro no decorrer da trama. 

Apesar da dúvida sobre a personagem ser lésbica ou bissexual, esse "rótulo" cabe à própria Ilana se dar e nem chega a ser uma obrigação. Enquanto lésbicas são as mulheres que se relacionam exclusivamente com o mesmo gênero, bissexuais são aqueles que se envolvem com ambos os sexos.

Um dos questionamentos que a amiga de Rebeca poderá se fazer ao longo do folhetim é se existe qualquer vontade de "anular" o passado com um homem para embarcar em uma nova história com uma mulher. 

Além disso, para muitos (inclusive dentro da comunidade LGBTQIA+), só se pode ser gay, lésbica ou hétero, gostar dos dois gêneros não existe. Fora o comportamento bifóbico, quando tacha-se bissexuais de indecisos, promíscuos e confusos, com preconceito e apagamento.

Certas pessoas levam tempo para descobrir suas próprias sexualidades, mas outras sabem desde cedo, só que tudo depende de como cada um quer se identificar perante a sociedade.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.