LIBERDADE RELIGIOSA
REPRODUÇÃO/RECORD
Jojo Todynho na cozinha em A Fazenda 12; funkeira cantou ponto de umbanda em roda de pagode
Depois de pedir para que o bispo Edir Macedo mandasse um óleo ungido aos participantes de A Fazenda 12, Jojo Todynho cantou uma música ligada à umbanda no meio de uma roda de samba organizada pelos peões na noite de sábado (19). Os participantes emendaram uma música na outra, e a cantora puxou um ponto de Pomba-Gira.
O ponto de umbanda é uma cantiga de letra fácil e melodia repetitiva, usada em cultos afro-brasileiros, mas que também são de conhecimento popular. No entanto, muitas pessoas que conhecem as letras não sabem do aspecto religioso dessas canções.
Enquanto os demais peões batucavam na mesa, a funkeira puxou o canto: "Quem é você pra deitar na minha cama, papagaio come milho, piriquito leva a fama. Eu disse dói, dói, dói, um amor faz sofrer, dois amor faz chorar".
Os versos tratam-se de um "ponto" para pomba-gira, uma entidade das religiões afro-brasileiras que representa a femilinilidade e o poder feminino, e são associadas a Exus.
Na sequência, Jojo acabou se dando conta de que estava em um programa da Record, que é evangélica. A emissora, inclusive, foi acusada de homofobia ao censurar o selinho entre MC Mirella e Stéfani Bays ao exibir cenas das festas de sexta (18).
"O bispo vai mandar um óleo ungido aqui, porque isso toca lá no terreiro da minha tia", brincou ela.
Confira:
Jojo Toddynho cantando ponto de Pomba Gira na emissora do bispo Edir Macedo 🔥❤ pic.twitter.com/TDftFPcfvl
— Umbanda é Amor (@filhodecabocla) September 20, 2020
Para saber tudo sobre A Fazenda e o universo de reality shows, ouça o podcast O Brasil Tá Vendo:
Ouça "#12 - A Fazenda 12 já tem suas panelinhas?" no Spreaker.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com análises sobre o reality show A Fazenda 12
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.