Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
twitter
Instagram
YouTube

LIBERDADE RELIGIOSA

A Fazenda 12: Depois de pedir óleo ungido, Jojo canta ponto de umbanda

REPRODUÇÃO/RECORD

Imagem de Jojo Todynho cantando na cozinha da sede de A Fazenda 12

Jojo Todynho na cozinha em A Fazenda 12; funkeira cantou ponto de umbanda em roda de pagode

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 20/9/2020 - 19h56

Depois de pedir para que o bispo Edir Macedo mandasse um óleo ungido aos participantes de A Fazenda 12, Jojo Todynho cantou uma música ligada à umbanda no meio de uma roda de samba organizada pelos peões na noite de sábado (19). Os participantes emendaram uma música na outra, e a cantora puxou um ponto de Pomba-Gira.

O ponto de umbanda é uma cantiga de letra fácil e melodia repetitiva, usada em cultos afro-brasileiros, mas que também são de conhecimento popular. No entanto, muitas pessoas que conhecem as letras não sabem do aspecto religioso dessas canções.

Enquanto os demais peões batucavam na mesa, a funkeira puxou o canto: "Quem é você pra deitar na minha cama, papagaio come milho, piriquito leva a fama. Eu disse dói, dói, dói, um amor faz sofrer, dois amor faz chorar".

Os versos tratam-se de um "ponto" para pomba-gira, uma entidade das religiões afro-brasileiras que representa a femilinilidade e o poder feminino, e são associadas a Exus.

Na sequência, Jojo acabou se dando conta de que estava em um programa da Record, que é evangélica. A emissora, inclusive, foi acusada de homofobia ao censurar o selinho entre MC Mirella e Stéfani Bays ao exibir cenas das festas de sexta (18).

"O bispo vai mandar um óleo ungido aqui, porque isso toca lá no terreiro da minha tia", brincou ela.

Confira:


Para saber tudo sobre A Fazenda e o universo de reality shows, ouça o podcast O Brasil Tá Vendo:

Ouça "#12 - A Fazenda 12 já tem suas panelinhas?" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com análises sobre o reality show A Fazenda 12


Últimas de A Fazenda 12

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas

Enquete

O que você achou do Disney+?