NÃO EMBALOU
REPRODUÇÃO/RECORD
Adriane Galisteu em A Fazenda 13: reality da Record ainda não embalou na nova temporada
Mesmo com bons índices para os padrões da Record, A Fazenda 13 teve uma queda considerável em relação à audiência da temporada 2020. Com Adriane Galisteu como principal novidade, a edição deste ano já perdeu quase 20% do público na Grande São Paulo. O reality vence o SBT, seu concorrente direto, mas deixou de incomodar a Globo.
Segundo levantamento de audiência realizado pelo Notícias da TV, em seus primeiros 14 dias, o programa rural obteve 9,2 pontos de média. Com o mesmo número de episódios no ano passado, a Record havia alcançado 11,0 pontos --o que representa uma redução de 16,3% no principal mercado de TV do Brasil.
Até agora, A Fazenda com Adriane Galisteu não liderou na média --só obteve a ponta durante alguns minutos. Marcos Mion, no mesmo período, já tinha conseguido vencer a Globo três vezes.
Outro ponto que deixa clara a perda de público é que a temporada do ano passado marcou um dígito de audiência apenas duas vezes em 97 dias de edição, entre setembro e dezembro de 2020. Até agora, A Fazenda 13 tem mais resultados abaixo dos 10 pontos de Ibope (oito vezes) do que índices iguais ou acima deste patamar (seis vezes). O recorde da temporada foi sua estreia, em 14 de setembro, que alcançou 12,0 pontos.
Quem respira aliviada com isso é a Globo. Até aqui, programas como The Masked Singer e a série Sob Pressão estão segurando a liderança com índices acima dos 18 pontos. O SBT marca 5 de média com o Programa do Ratinho. A emissora de Silvio Santos só consegue ser competitiva quando exibe jogos da Libertadores da América.
A esperança da Record é que, com o início da 10ª temporada do The Voice Brasil em outubro, o reality consiga voltar a ver a Globo mais de perto. No ano passado, o The Voice ficou apenas 0,2 ponto à frente da Record no Ibope em São Paulo em sua média geral.
Alguns fatores ajudam a explicar a queda nos números. Além da saída de Marcos Mion de forma abrupta, menos pessoas estão em casa. A Fazenda 12 foi ao ar no auge da pandemia do coronavírus, quando ainda se tinha poucas informações sobre o vírus e nenhuma vacinação, o que ajudou os seus números a serem bem mais altos que o normal.
Outro ponto a ser considerado é a rejeição pela maneira como a Record tratou assuntos delicados. No último fim de semana, a emissora foi detonada pela forma que exibiu na TV a expulsão do funkeiro Nego do Borel após ele ser acusado de abusar sexualmente de Dayane Lima enquanto ela estava bêbada.
A Fazenda 13 fica no ar até a metade do mês de dezembro. É o segundo reality apresentado por Adriane Galisteu na Record este ano. No primeiro semestre, ela já comandou o Power Couple Brasil 5.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.