Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MUNDO BRUXO

Qual a sequência de Harry Potter? Saiba como maratonar a franquia na ordem certa

REPRODUÇÃO/WARNER BROS.

Molhados e com expressões de choque estão: Emma Watson, Daniel Radcliffe e Rupert Grint em Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2

Emma Watson, Daniel Radcliffe e Rupert Grint em Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 12/6/2020 - 5h00

Uma das franquias mais lucrativas do cinema, responsável por arrecadar mais de US$ 8,53 bilhões em bilheteria no mundo todo, a saga de Harry Potter terá uma minimaratona no canal TNT. Três filmes do jovem bruxo serão exibidos nesta sexta-feira (12) e no sábado (13). Para aqueles que vão passar o Dia dos Namorados sozinhos, as aventuras do "garoto que sobreviveu" podem ser uma excelente opção de entretenimento.

Criada pela escritora britânica J. K. Rowling, a história de Harry Potter é contada ao longo de sete livros, que deram origem aos oito filmes. A saga conquistou milhões de fãs, que seguem apaixonados pelo mundo da magia mesmo após nove anos desde que o último filme do bruxinho foi lançado --e agora ganhou uma franquia derivada, Animais Fantásticos.

Caso ainda não tenha assistido a todos os filmes com a história de Harry Potter --se é que isso é possível--, o Notícias da TV preparou um guia prático para você curtir essa longa viagem pelo mundo da magia na sequência correta.

Confira abaixo qual é a ordem certa para maratonar os filmes Harry Potter:

Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001)

Harry Potter (Daniel Radcliffe) é um orfão de dez anos que vive infeliz com os tios, os desprezíveis Dursley. Repentinamente, ele recebe uma carta com um convite para ingressar em Hogwarts, uma famosa escola especializada em formar jovens bruxos. O menino é impedido de ler a carta pelo tio, mas logo é visitado por Hagrid (Robbie Coltrane), o guarda-caça de Hogwarts.

O mensageiro é responsável pela revelação que muda completamente a vida do protagonista: "Você é um bruxo, Harry". Ele, então, vai para a escola e passa a conhecer um mundo mágico que jamais imaginou, vivendo muitas aventuras com os novos amigos, Rony Weasley (Rupert Grint) e Hermione Granger (Emma Watson). 

Além disso, Harry ainda descobre a verdade sobre a tragédia que vitimou seus pais, mortos por Voldemort (Ralph Fiennes). Confira o trailer do primeiro longa:

Harry Potter e a Câmara Secreta (2002)

Após as sofríveis férias na casa dos tios, Harry Potter se prepara para voltar a Hogwarts e começar seu segundo ano de ensino bruxo. Na véspera do início das aulas, recebe a inesperada visita de Dobby, um elfo doméstico que veio avisá-lo para não retornar à escola de magia, pois lá ele correrá um grande perigo.

O protagonista não lhe dá ouvidos e decide retornar aos estudos, enfrentando um ano recheado de novidades, como a contratação do novo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas. Porém, o alerta de Dobby se confirma e logo toda Hogwarts está envolvida em um mistério: a câmara secreta foi aberta, e alunos começam a serem petrificados. Veja o trailer do segundo filme:

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004)

O terceiro ano de Harry Potter em Hogwarts começa mal quando ele descobre que o assassino Sirius Black (Gary Oldman) escapou da prisão de Azkaban e está empenhado em matá-lo. Para proteger a escola, são enviados dementadores, estranhos seres que sugam a energia vital de quem se aproxima, que tanto podem defender a escola como piorar ainda mais a situação.

Enquanto o gato de Hermione atormenta o rato doente de Ron, o professor Remo Lupin (David Thewlis) ajuda Harry a aprender a se defender. O protagonista ainda descobre mais segredos do passado dos pais. Assista ao trailer do terceiro longa:

Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005)

A Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts recebe o Torneio Tribruxo, uma competição entre as três maiores escola de magia. Apenas um participante de cada instituição é escolhido pelo Cálice de Fogo. Mesmo não tendo se inscrito, Harry Potter é misteriosamente selecionado e obrigado a competir com alunos mais velhos e experientes.

O clima no mundo da magia fica ainda mais tenso com a aparição da marca negra de Voldemort, que põe a comunidade de bruxos em pânico ao sinalizar que o temido vilão está prestes a retornar. Confira o trailer do quarto longa:

Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007)

No quinto ano letivo, Harry Potter descobre que boa parte da comunidade bruxa acredita que o retorno de Voldemort foi uma mentira inventada pelo estudante, o que põe sua credibilidade em dúvida. Além disto, o ministro da Magia Cornélio Fudge (Robert Hardy) impõe à Hogwarts a presença de Dolores Umbridge (Imelda Staunton) como a nova professora de Defesa Contra as Artes das Trevas.

As aulas de Umbridge, apesar de aprovadas pelo Ministério, abrangem apenas temas amenos, deixando os alunos despreparados para os perigos dos dias atuais. Incentivado por Rony e Hermione, Harry lidera em segredo a Armada de Dumbledore, um grupo de estudos sobre magia. Porém, a união dos jovens bruxos passa a ser vista como uma ameaça ao Ministério da Magia. Veja o trailer do quinto longa:

Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009)

Voldemort passa a ser uma ameaça real, tanto para o mundo dos bruxos quanto o dos trouxas. Harry suspeita que o perigo esteja dentro de Hogwarts, mas Alvo Dumbledore (Michael Gambon) está mais preocupado em prepará-lo para o confronto final com o Lorde das Trevas.

O protagonista encontra um estranho livro escolar com feitiços nunca vistos antes. Enquanto isso, Draco Malfoy (Tom Felton) se esforça para realizar uma missão dada por Voldemort. Paralelamente, Harry começa a ter um interesse cada vez maior por Gina Weasley (Bonnie Wright), irmã de Rony. Assista ao trailer do sexto longa:

Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1 (2010)

O Lorde das Trevas está cada vez mais poderoso. O ministro da Magia é morto e, em seu lugar, assume um dos Comensais da Morte. Harry, Rony e Hermione passam a ser caçados impiedosamente e são obrigados a fugir. Longe de Hogwarts e sem a orientação e a proteção dos professores, o trio inicia uma missão para encontrar e destruir as horcruxes, que são as fontes da imortalidade de Voldemort.

Embora os três devam confiar um no outro mais do que nunca, forças das trevas ameaçam separá-los. Os protagonistas enfrentam diversas perdas enquanto se preparam para o confronto final. Confira o trailer do sétimo longa:

Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 (2011)

É chegada a hora da batalha decisiva entre o bem e o mal! Harry Potter e seus amigos seguem à procura das últimas horcruxes. O trio retorna a Hogwarts, enquanto Voldemort prepara o ataque definitivo ao castelo.

O protagonista precisa encontrar forças para liderar os bruxos contra a ofensiva dos vilões. O filme que encerra a saga de Harry Potter é repleto de emoções. Veja o trailer do oitavo longa:

Animais Fantásticos e Onde Habitam (2016)

O spin-off de Harry Potter mostra o excêntrico magizoologista Newt Scamander (Eddie Redmayne) chegando à cidade de Nova York. Ele leva com muito zelo sua preciosa maleta, um objeto mágico onde carrega animais raros que coletou durante as suas viagens.

Em meio à comunidade bruxa norte-americana, que teme muito mais a exposição aos trouxas (pessoas sem magia) do que os ingleses, Newt precisa usar suas habilidades e conhecimentos para capturar uma variedade de criaturas que acabam fugindo. Assista ao trailer:

Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald (2018)

Newt Scamander é recrutado pelo seu antigo professor em Hogwarts, Alvo Dumbledore (Jude Law), para enfrentar o terrível bruxo das trevas Gellert Grindelwald (Johnny Depp). O vilão escapou da custódia do Congresso Mágico dos Estados Unidos e reúne seguidores, dividindo o mundo entre magos de sangue puro e seres não-mágicos. Confira o trailer:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.