Carregando...

VÍTIMA SE PRONUNCIA

Globo investiga queixa de transfobia contra figurante nos bastidores de Renascer

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Gabriela Medeiros como Buba em Renascer: personagem debate a transfobia na novela da Globo

Compartilhe
  │ 

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 11/6/2024 - 21h40

A Globo investiga uma denúncia de transfobia que teria acontecido nos bastidores de Renascer. A figurante Lorena Sampaio afirmou ter sido alvo de piadas e ataques nas dependências da emissora, além de ter sido hostilizada  na fila do banheiro feminino. A suposta vítima disse que as agressões partiram de colegas que também participaram das gravações

Procurada pelo Notícias da TV, a Globo informou que o relato de Lorena não chegou ao Compliance [departamento responsável pela conduta dos colaboradores, política e controle interno] da emissora. A empresa ressaltou que segue um Código de Ética rígido no qual repudia qualquer forma de preconceito ou discriminação dentro de seus estúdios ou com funcionários e colaboradores.

"Esse relato não chegou ao nosso conhecimento, mas vamos apurá-lo. A Globo tem um Código de Ética, que deve ser seguido por todos os colaboradores e igualmente por todas as empresas parceiras, no qual não é tolerada qualquer forma de preconceito", informou a nota.

"Da mesma forma, há uma Ouvidoria pronta para receber quaisquer relatos de violação, que são apurados criteriosamente assim que a empresa toma conhecimento e as medidas necessárias são adotadas", completou.

De acordo com Lorena, as atitudes preconceituosas aconteceram sábado (8) nos Estúdios Globo, na zona oeste do Rio de Janeiro. Ela e outros figurantes participaram de cenas sobre o assentamento das terras de Tião Galinha (Irandhir Santos). Logo após as gravações, ela disse ter sofrido transfobia ao tentar usar o banheiro feminino.

"Foi muito grave o que aconteceu, fui tachada de homem, pediram para eu ir para o [banheiro] masculino, me disseram que eu não tinha peito e nem cabelo de mulher. Eu nunca vivi isso na Globo em oito anos", lamentou ela, que está em processo de transição de gênero e já fez figuração em outras novelas da emissora, como A Dona do Pedaço (2019), Vai na Fé (2023) e Travessia (2023).

Lorena relatou outra situação constrangedora, ainda nos estúdios, quando pegou carona em um carrinho que transporta funcionários. Ela se revoltou com comentários sobre sua aparência e foi contida por uma produtora de Renascer. "Me disseram: 'Mas você é trans? Não parece, não tem cara de mulher'. Isso foi muito constrangedor pra mim", disse.

A figurante foi auxiliada por um funcionário da agência da qual faz parte a levar o caso para o compliance da Globo. Lorena Sampaio, no entanto, afirmou não ter tido retorno sobre a denúncia feita via WhatsApp para os responsáveis.

Renascer debate a transfobia por meio da personagem Buba (Gabriela Medeiros). A ex de José Venâncio (Rodrigo Simas) lida com o preconceito da família por ter passado pela transição de gênero e enfrenta dilemas maternos, já que tem o sonho de ser mãe.

{ "https://whatsapp.com/channel/0029VaB2x7UKwqSURT7D8z28":"uploads/banners/otm_banner_whatsapp_10-10_vf2.gif" }

TUDO SOBRE

Globo

Renascer

COMPARTILHE
  │ 
Comente esta notícia

Mais lidas

Leia também