Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ISABEL FILLARDIS

Ritinha da 1ª Renascer, atriz teve de ir às pressas para hospital durante gravações

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Isabel Fillardis sorrindo para a câmera, caracterizada como Ritinha, personagem que interpretou em Renascer (1993)

Isabel Fillardis caracterizada como Ritinha, personagem que interpretou em Renascer (1993)

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 26/1/2024 - 10h00

Isabel Fillardis estreou nas novelas na primeira versão de Renascer (1993) e logo de cara teve um grande susto. A atriz sofreu um acidente numa cachoeira em Ilhéus, na região onde foram gravadas cenas da primeira fase da novela, e teve de ser levada às pressas para um hospital. Ela se recuperou e ganhou até flores de Antonio Fagundes.

Naquela época, Isabel era modelo e foi tentar a carreira como atriz "para experimentar", segundo ela. "Dei a sorte de estarem buscando uma menina pra fazer Ritinha. Fiz o teste, passei. Era para ser uma participação, e a personagem ficou a novela inteira. Foi um momento significativo pra mim. Isabel Fillardis começou a existir para a teledramaturgia a partir dali", afirma.

Parte das gravações aconteceu em Ilhéus, na Bahia. Os atores passaram por preparação no local e tiveram a oportunidade de conhecer a região, andar pelas fazendas e aproveitar parte do tempo com lazer. Foi num desses momentos que a atriz enfrentou um perrengue.

"Me acidentei na cachoeira, foi bem grave e assustador na época. Nós estávamos a uma hora da cidade, então corremos até o melhor hospital. Me lembro de Antonio Fagundes chegando com flores no hospital pra me ver, numa delicadeza sem fim. Éramos uma unidade muito grande, um amor muito grande pra fazer essa novela", explica.

Apesar do susto, Isabel tem ótimas lembranças de sua participação na trama. Hoje, aos 50 anos, ela enxerga a importância da representatividade que teve ao ser uma jovem negra interpretando uma personagem de destaque na novela das nove da Globo.

"Na época eu não fazia ideia do que estava acontecendo de fato na minha vida. Não com os olhos de hoje, não com a importância, não com palavras como representatividade. Então hoje, mais do que ontem, eu entendo a importância e a grandeza de estar ali, fazendo aquele papel", diz Isabel.

É um marco na minha carreira, um trabalho especial e marcante. Até hoje Ritinha é o meu carimbo. Ritinha é definitivamente, até agora, a personagem que me identifica no Brasil inteiro e fora do país também.

Para este ano, a atriz deve lançar um filme ainda no primeiro semestre, fará um show musical em São Paulo, em março, e pretende viajar com uma peça de teatro.

Ela manda um recado para a atriz Mell Muzillo, que interpreta Ritinha na versão atual de Renascer: "Seja tão feliz quanto eu fui fazendo essa personagem. Que faça com muito carinho, porque é de fato especial. Ritinha está até hoje no imaginário das pessoas, no imaginário afetivo de um Brasil enorme".


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 27/4 a 11/5

Sábado, 27/4 (Capítulo 84)
João Pedro deixa Eliana no meio da estrada depois que a moça o insulta. Morena nota que Lu esteja interessada em Bento. Eliana pede abrigo na casa de Sandra, e afirma à filha de Egídio que ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.