Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

TRISTE

Ramiro de Terra e Paixão, Amaury Lorenzo alega ter sofrido racismo em aeroporto

Reprodução/Instagram

Amaury Lorenzo grava Stories em aeroporto

Amaury Lorenzo compartilhou momento constrangedor no Instagram e insinuou racismo

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 12/1/2024 - 16h20
Atualizado em 12/1/2024 - 17h56

Intérprete de Ramiro na novela Terra e Paixão, Amaury Lorenzo encarou uma situação desagradável nesta sexta-feira (12). Ele gravou Stories no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, e alegou ter sido vítima de racismo de agentes. Segundo o ator, ele foi impedido de embarcar por causa de sua pele.

O RIOgaleão, responsável pela administração e operação do terminal, afirma que a inspeção foi conduzida "com respeito e cordialidade pelos agentes do aeroporto" e que o "ator embarcou normalmente". [Leia nota na íntegra no final do texto]

"[Estou] No aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, e tive que ficar descalço, sem conseguir embarcar. Estou preso aqui, sem conseguir embarcar, com a desconfiança de que estou levando alguma coisa. Triste, né? Pois é. Deve ser o meu cabelo, a minha pele", disse o artista aos seus quase 700 mil seguidores.

Na gravação, é possível ver que ele é abordado por um agente, que tenta impedi-lo de usar o celular em uma área restrita. Lorenzo releva os pedidos do profissional, em um momento de desespero, e segue gravando o vídeo. Depois de alguma insistência do oficial, ele concede e encerra o Story. "A gente conversa depois", diz ele.

Veja o apelo do ator:

Não é a primeira vez que o ator da novela das nove da Globo é alvo de ataques racistas. Após ele receber o prêmio Melhores do Ano de revelação, o artista passou a ser criticado por fãs de Clara Moneke, que acreditavam que ela deveria ter levado o troféu.

"Amigos e amigas, não precisa disso. Estou recebendo ameaças, uma de morte. Ameaças de fãs de outra artista. Triste. Bem triste. Que Deus possa iluminar vocês", disse ele, que chegou a desativar seu perfil na rede social.

A atriz precisou saiu em defesa do colega. "Acordei agora com um enxurrada de mensagens que me apavoraram. Parem de ameaçar o Amaury Lorenzo! Ele mereceu esse prêmio tanto quanto eu merecia. Eu fiquei muito feliz com a vitória de um ator preto, que vem do teatro assim como eu", disse ela.

"As pessoas que estão ameaçando-o não são meus fãs, são criminosos. Peço que cessem agora essa onda de ódio contra uma pessoa que só merece respeito pelo trabalho incrível que vem fazendo a anos e anos."

"E o pior é que não é sobre mim, ou Amaury, ou premiação nenhuma. A verdade é que uma parte pobre da sociedade não consegue aceitar a vitória de uma pessoa como o Amaury, com os traços, a história, a identidade dele. Quem odeia o corpo dele também odeia o meu", finalizou Clara Moneke, indicando que o público cometeu racismo ao atacar o ator de Terra e Paixão.

O que diz a administração do Aeroporto?

O RIOGaleão repudiou qualquer forma de discriminação e disse que, após inspeção com "respeito e cordialidade", Lorenzo embarcou normalmente. De acordo com a administradora do terminal, o procedimento é definido de forma aleatória por acionamento automático realizado pelo equipamento de raio-x.

Veja nota da RIOGaleão na íntegra:

O RIOgaleão repudia qualquer forma de discriminação e reafirma seu compromisso com a igualdade e a diversidade.

A inspeção aleatória do Aeroporto Internacional Tom Jobim é definida por acionamento automático realizado pelo equipamento de Raio-X, que leva em conta um percentual de passageiros que passam por cada aparelho.

O mecanismo segue rigorosamente as normas estabelecidas na Resolução DAVSEC nº 02-2016 dos Procedimentos de Inspeção de Segurança regulamentados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Durante a inspeção do senhor Amaury Lorenzo, que foi conduzida com respeito e cordialidade pelos Agentes do aeroporto, outras pessoas também passaram pelo mesmo procedimento em outros equipamentos

Após a inspeção, o ator embarcou normalmente.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.