Mariana Santos é uma atriz e humorista nascida em 10 de agosto de 1976, no Rio de Janeiro (RJ). Ela é casada com o produtor Rodrigo Velloni.
Após formar-se em Pedagogia, trabalhou como professora infantil enquanto estudava Teatro. Em 2005, estreou na televisão em um programa humorístico no Canal Brasil: o MMPT (Movimento Mídia Para Todos). Na atração, ela interpretava Glória Dutra e interrompia a programação do canal com esquetes.
Em 2006, Mariana Santos chamou a atenção dos produtores da Globo e entrou para o elenco fixo do Zorra Total (1999-2015). Lá, permaneceu até o programa ganhar novo nome e proposta e se tornar Zorra (2015-2020). Apesar de ficar 11 anos no humorístico, ela se incomodava com os rótulos.
"Eu sou atriz, estou no Zorra agora, algo que adoro fazer, mas gostaria de fazer outras coisas um dia. Acho que a gente tem que se aventurar", contou durante entrevista no Altas Horas, em 2014.
Em 2012, a atriz foi chamada para integrar o clã de comentaristas do Amor & Sexo (2009-2018), apresentado por Fernanda Lima, e tornou seu nome mais popular entre o grande público.
O primeiro papel em novelas de Mariana Santos foi em Pega Pega (2017), de Claudia Souto, em que interpretou Maria Pia. A personagem era assistente do protagonista Eric (Mateus Solano) e apaixonada pelo chefe. Ao final da trama, foi revelado que o envolvimento entre os dois era mais do que profissional. A química entre a executiva e Malagueta (Marcelo Serrado) também conquistou o público.
"É uma personagem com várias nuances, muito rica de composição, e que me colocou na teledramaturgia, me deu a chance de experimentar algo novo. Ela realmente representa muito para mim", disse Mariana em entrevista ao site Metrópoles, pouco antes de a novela ser reexibida durante a pandemia da Covid-19 em 2021.
Em 2015, a artista ficou na terceira colocação na 12ª edição da Dança dos Famosos, quadro do Domingão do Faustão (1989-2021) que migrou para o Domingão com Huck após a saída de Fausto Silva da Globo. Foi chamada para a Super Dança dos Famosos em 2021, mas terminou em 17° lugar.
Depois da estreia na novela das sete, ela viveu Carla em Malhação: Toda Forma de Amar (2019), de Emanuel Jacobina. A personagem era a mãe coruja de Raissa (Dora de Assis) e Thiago (Danilo Maia), os protagonistas jovens do folhetim.
Mariana foi escalada para viver Rebeca em Cara e Coragem (2022), também de Claudia Souto. Na trama, a personagem é ex-mulher de Moa (Marcelo Serrado) e se envolve com Danilo (Ricardo Pereira).
A atriz começou a carreira no teatro. Em 2000, foi parte do espetáculo musical Crioula, de Stella Miranda, que contava a trajetória de Elza Soares (1937-2022).
O diretor que a escalou para seu primeiro papel no Canal Brasil, Afra Gomes, também era responsável por Pout-PouRir (2006-2008). Na peça, Mariana Santos se destacou na comédia e foi assistida por mais de 100 mil pessoas. Quando já estava no Zorra Total, foi dirigida por Jô Soares no espetáculo Atreva-se (2013).
Mais tarde, interrompeu um hiato de quatro anos nos palcos para estrelar no monólogo Só de Amor (2019), de sua autoria. No espetáculo, ela abordava a síndrome do pânico, transtorno que a acometeu durante anos.
Mariana Santos estreou no audiovisual com o curta-metragem Laura (2011), de Thiago Valente. Depois, interpretou Alice no infantil É Fada! (2016), de Cris D'Amato.
No ano seguinte, fez Ninguém Entra, Ninguém Sai (2017), dirigido por Hsu Chien. E ainda estrelou Os Parças 2 (2019), também de Cris D'Amato.
Mariana Santos é filha de Luiz Fernando e Regina e tem duas irmãs: Fernanda Junger e Raquel de Souza. Essa última, mais velha, mora na Alemanha.
Em 2016, casou-se com Rodrigo Velloni, produtor de teatro. Eles ainda não têm filhos, mas pensam em adotar uma criança. "Acho que meu filho está por aí, só que não vai sair da minha barriga. Desde pequena me imagino adotando, não me imagino grávida", declarou ao Gshow.
A atriz também já revelou viver com síndrome do pânico, transtorno que a fazia ir para o trabalho chorando. "Meu amor pelo teatro é tão grande que eu ia com pânico fazer peça. O palco era o único lugar em que eu não tinha pânico, um lugar com exposição tamanha", contou, em entrevista. Na mesma ocasião, Mariana Santos também revelou que tem medo de voar de avião.
A atriz é bastante ativa nas redes sociais e compartilha detalhes da vida pessoal e profissional. Veja os números dela, até abril de 2022.