Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
twitter
Instagram
YouTube
Em O Sétimo Guardião, Dan Stulbach é o prefeito Eurico - Estevam Avellar/TV Globo

Dan Stulbach

Dan Filip Stulbach é o primeiro brasileiro de uma família de imigrantes judeus poloneses que vieram para o Brasil depois da Segunda Guerra Mundial em busca de uma vida melhor. Filho do engenheiro Joseph Stulbach e da arquiteta e tradutora Ewa Parszewska Stulbach, Dan nasceu em São Paulo, em 26 de setembro de 1969, e tem uma irmã mais nova, Tamara.

Na infância, já mostrava levar jeito para criar histórias e interpretar. O primeiro contato com o teatro foi na escola, no Colégio Rio Branco, em que participava de várias peças e ficou encantado com o palco. Quando se formou, indeciso sobre qual carreira seguir, Dan fez vestibular para Medicina, Engenharia e Administração e passou nos três.

Como sempre foi bom em matemática, optou pela Engenharia, mas cursou apenas um ano e percebeu que não era aquilo que queria para sua vida. Resolveu, então, fazer Comunicação Social na ESPM, onde criou o grupo de teatro Tangerina, que dirigiu por oito anos e venceu vários festivais de teatro amador. Nesse período, Dan também frequentava aulas na Escola de Arte Dramática da USP.

Interessado em estudar inglês, Dan Stulbach viajou para San Diego e Nova York, nos Estados Unidos. Para pagar o curso, trabalhou como pipoqueiro e em bilheterias de cinema. Na volta ao Brasil, passou a se dedicar exclusivamente ao teatro, dando aulas para crianças, adolescentes e idosos.

A estreia profissional no palco aconteceu em 1990, quando foi acompanhar uma amiga em um teste para a peça Peer Gynt, e o diretor do espetáculo, Roberto Lage, o convidou para ser o protagonista. Dan topou o desafio.

O início na televisão foi em uma participação na novela O Rei do Gado (1996), na Globo. No ano seguinte, o ator fez sua primeira novela inteira, O Amor Está no Ar, como Horácio. Dan passou um bom período longe das câmeras, dedicando-se às aulas e ao teatro. O retorno aconteceu em 2001, quando interpretou Craft na minissérie Os Maias. No ano seguinte, integrou o elenco de Esperança.

Mas foi em 2003 que Dan Stulbach passou a ser reconhecido pelo grande público. Manuel Carlos assistiu ao trabalho de Dan na peça Novas Diretrizes em Tempo de Paz e o convidou para viver Marcos em Mulheres Apaixonadas. O personagem era um homem violento, que batia na esposa, interpretada por Helena Ranaldi. As cenas em que ele a agredia com uma raquete de tênis foram marcantes.

Em Senhora do Destino (2004), Stulbach voltou a ter destaque como o romântico chef de cozinha Edgard. O primeiro protagonista veio quatro anos depois, como Léo na minissérie Queridos Amigos. Dan também participou de outras produções da emissora carioca: JK (2006), Amazônia (2007), Som & Fúria (2009) e Afinal O que Querem as Mulheres (2010).

Depois de interpretar Paulo na novela Fina Estampa (2011), o ator só retornou à teledramaturgia em 2017, como Eugênio Garcia na novela A Força do Querer. Em O Sétimo Guardião (2018), o artista entrou no mundo fantástico de Aguinaldo Silva como o atrapalhado e interesseiro prefeito de Serro Azul, Eurico.

Em todas as áreas
Dan Stulbach também é apresentador, diretor, produtor, empresário e radialista. Desde 2006, Dan apresenta a atração Fim de Expediente, na rádio CBN. No final de 2014, assinou contrato com a Band e, durante todo ano de 2015, comandou a bancada do CQC, atração que chegou ao fim em dezembro daquele ano.

Apaixonado por esportes, ele já fez parte do time de comentaristas do canal ESPN, inclusive na Copa de 2014. Mesmo atuando no teatro, TV, cinema e rádio, Dan ainda arruma tempo para mais uma função: é diretor artístico do teatro Eva Hertz, em São Paulo.

Vida Pessoal
Torcedor fanático do Corinthians, o ator sempre foi alucinado por futebol e tem o saudoso Sócrates (1954-2011) como ídolo. Antes de escolher a carreira artística, seu sonho era ser um craque dos gramados.

Dan Stulbach sempre foi discreto, mantendo a sua vida pessoal e de seus familiares fora dos holofotes. O ator é casado há 10 anos e tem dois filhos, Anita e Davi.

Principais trabalhos na TV
O Amor Está no Ar (1997) – Horácio
Os Maias (2001) – Craft
Esperança (2002) – André
Mulheres Apaixonadas (2003) – Marcos
Senhora do Destino (2004) – Edgard
JK (2006) – Zinque
Amazônia (2007) – Leandro
Queridos Amigos (2008) – Léo
Fina Estampa (2011) – Paulo
CQC (2015) – Apresentador
A Força do Querer (2017) – Eugênio
O Sétimo Guardião (2018) – Eurico


Personagens


Galeria de fotos de Dan Stulbach


Últimas notícias de Dan Stulbach


Últimas notícias

as + lidas

Enquete

O que você achou do Disney+?