Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DO CONTRA

Em Portugal, fracasso de ibope da Globo é escalado para salvar Pantanal

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Cauã Reymond como Christian em Um Lugar ao Sol; ele está olhando para baixo com cara de reflexivo

Christian (Cauã Reymond) em Um Lugar ao Sol (2021); novela tentará ajudar Pantanal em Portugal

ARTHUR PAZIN

arthurpazin@noticiasdatv.com

Publicado em 28/7/2022 - 6h25

Um Lugar ao Sol (2021) chegou a Portugal nesta semana com a missão de ajudar na audiência de Pantanal. A atual novela das nove da Globo é exibida no país europeu desde maio, mas não é sempre que vai bem na audiência. Por isso, a faixa das 23h, considerada nobre por lá, passou a contar com a inusitada ajuda da trama de Lícia Manzo --fracasso de ibope no Brasil-- para driblar as produções da concorrência.

No Brasil, o caminho foi curiosamente o contrário. Prejudicada pela pandemia, Um Lugar ao Sol amargou a menor média de folhetim das nove da Globo, sendo a faixa salva pela estreia de Pantanal, em março.

Antes de estrear, a saga de Christian (Cauã Reymond) já enfrentou um revés ao perder pelo menos 40 capítulos previstos pela autora. Teve ainda gravações interrompidas mais de uma vez, penou com baixa divulgação, e até mesmo precisou ser reeditada na reta final devido ao atraso do remake da obra de Benedito Ruy Barbosa.

Como a SIC --emissora responsável por exibir os folhetins globais em terras lusitanas-- está sem opções de tramas inéditas para o horário, resta à novela mais curta da faixa nobre da Globo dar um empurrãozinho na história de Juma (Alanis Guillen) e Jove (Jesuita Barbosa).

O Notícias da TV apurou que a trama terá a mesma edição que foi exibida no Brasil: 119 capítulos. Além de Portugal, Um Lugar ao Sol também está no ar no Canal 13, do Chile, desde junho, e tem data de estreia prevista para o 8 de agosto na RTL, emissora húngara.

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Em Portugal, Pantanal tem dado dor de cabeça

Em Portugal, Pantanal tem dado dor de cabeça

Tramas na corda bamba

Um Lugar ao Sol estreou na SIC na última segunda (25), às 23h20. Com a entrada do folhetim, o canal reformulou a grade, colocando sua produção própria, Por Ti --que ia ao ar até então às 22h55--, às 22h15. Com isso, a novela da casa passa, agora, a começar mais cedo.

A mudança serviu como estratégia para chegar primeiro ao público, já que a trama briga diariamente com Quero É Viver, folhetim da TVI, principal concorrente. A novela protagonizada por Cauã Reymond e Alinne Moraes tem a missão de segurar a audiência contra Para Sempre, outra trama da TVI que vive fazendo a SIC comer poeira no horário.

No primeiro capítulo, a missão foi concluída com sucesso. No entanto, na última terça (26), apesar de aumentar os índices, Um Lugar ao Sol perdeu o primeiro lugar para a concorrência, segundo informado pela imprensa local. Mesmo assim, o folhetim dirigido por Maurício Farias já se mostrou mais empolgante que o início de Pantanal.

Em geral, a tarefa das duas novelas é ser alicerce para Pantanal. A novela, vitrine da SIC, vem cambaleando na audiência nas últimas semanas. Com as novas mudanças, o folhetim seguiu na terceira faixa de novelas do canal, começando agora cinco minutos mais tarde, à meia-noite.

O remake assinado por Bruno Luperi tem como principal concorrente a reprise de Na Corda Bamba (2019), que por aqui está disponível no Globoplay.

DIVULGAÇÃO/TVI

Na Corda Bamba (2019) bate de frente com Pantanal

Pêpê Rapazote e Dalila Carmo em Na Corda Bamba

A novela da TVI é dirigida pelo ex-Globo Marcos Schechtman, que comandou por aqui a direção de obras como Caminho das Índias (2009) e Salve Jorge (2012). O roteiro é de Rui Vilhena, que na Globo colaborou em novelas de Aguinaldo Silva e esteve à frente de Boogie Oogie (2014).

Mesmo em sua segunda exibição, a trama tem dado trabalho para Pantanal de acordo com a imprensa portuguesa. Na última semana, por exemplo, a atração surpreendeu ao assegurar a liderança contra a trama brasileira, que se viu isolada na liderança em junho, mas voltou a cair.

Em Portugal, os dados de medição de audiência são de responsabilidade da Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM/GfK). Um ponto equivale a 100 mil espectadores, em média. O estudo também leva em conta porcentagens que são chamadas de "quota de mercado", que por aqui é a participação ou share.

Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do criador da história, e ficará no ar até outubro. Em seguida, a Globo vai estrear Travessia, trama de Gloria Perez.

Leia os resumos dos próximos capítulos da novela Pantanal.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#111 - Juma vira onça, foge e vai morar com José Lucas!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.