Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

HILDA REBELLO

Deprimida, atriz de Chocolate com Pimenta morreu dois meses após o filho

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Os atores Cláudio Corrêa e Castro e Hilda Rebello em Chocolate com Pimenta; eles estão frente a frente, enquanto ele a observa com cara de bravo e ela o olha com as duas mãos estendidas

Conde Klaus (Cláudio Corrêa e Castro) e Matilde (Hilda Rebello) em Chocolate com Pimenta

ARTHUR PAZIN

arthurpazin@noticiasdatv.com

Publicado em 14/10/2022 - 6h35

Hilda Rebello (1924-2019), a Matilde de Chocolate com Pimenta (2003), no ar em edição especial na Globo, morreu em dezembro de 2019, dois meses após o filho: o diretor de novelas Jorge Fernando (1959-2019) . À época, a família da atriz informou, por meio das redes sociais, que desde a morte do diretor Hilda havia ficado deprimida e com a saúde debilitada.

"Queremos pedir uma corrente de orações para a vozinha Hilda Rebello, que está no CTI do Hospital Pró-Cardíaco. Desde a partida do seu filho, Jorge Fernando, tem sido difícil se manter forte, e agora, aos 95 anos, precisa reverter um quadro complicado de infecção respiratória", disse um comunicado publicado no Instagram.

Hilda foi internada com infecção respiratória no dia 22 de dezembro, sete dias antes de morrer. O último trabalho da atriz foi em Haja Coração (2016), na qual viveu dona Marieta. Apesar de ser figurinha carimbada nas novelas do filho, a veterana havia ficado de fora do elenco de Verão 90 (2019), última trama dirigida por Jorge Fernando.

Crachá de Hilda na Globo postado pela filha na web

Crachá de Hilda na Globo postado pela filha na web (Foto: Reprodução/Instagram)

O diretor morreu em outubro de 2019, vítima de uma parada cardíaca. Foi ele quem, ao longo de sua carreira na Globo, emplacou Hilda Rebello nas novelas. A atriz encarnou seu primeiro papel na TV somente aos 64 anos, após ficar viúva. Na ocasião, ela fez um curso de teatro para a terceira idade e deu vida à ama Zefa em Que Rei Sou Eu? (1989). Posteriormente, Hilda revelou que quem pagou as aulas foi a amiga Louise Cardoso.

Com a estreia na novela de Cassiano Gabus Mendes, ela entrou para o Livro dos Recordes, em 1994, como a atriz que começou a carreira com idade mais avançada. Ela trabalhou durante 27 anos em novelas da Globo.

Após sua estreia, Hilda integrou o elenco de Top Model (1989), como Álvara, o primeiro trabalho sob direção de outro profissional. Em 1990, ela voltou a ser dirigida pelo filho em Rainha da Sucata, na qual atuou ao lado de Antonio Fagundes. No mesmo ano, estrelou a minissérie Boca do Lixo, de Silvio de Abreu. Em 1991, se destacou como Hermínia em Vamp, novela de Antônio Calmon, com direção de seu filho.

Ao todo, Hilda Rebello fez 21 novelas, sete séries e três minisséries. Dezoito destes trabalhos tiveram direção de Jorge Fernando. Ela também participou do programa Divertics (2013), atração dominical dirigida pelo filho. 

Em entrevista ao Fantástico, em novembro de 2019, ela falou sobre como era trabalhar com o herdeiro. "Carinhoso, bondoso, professor. Mas era muito enérgico. Ele não deixava passar nada. E quando eu fazia uma cena boa, ele cantava, ria, brincava", contou.

Entre as novelas que Hilda participou estão: A Próxima Vítima (1995), Zazá (1997), Vila Madalena (1999), Uga Uga (2000), Chocolate com Pimenta, Alma Gêmea (2005), Cobras e Lagartos (2006), Sete Pecados (2007) e Caras & Bocas (2009). 

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Jorge Fernando e Hilda Rebello

Jorge Fernando e Hilda Rebello

Além da TV, a atriz também marcou presença em cinco filmes. Ela participou da produção Menino Maluquinho - O Filme, de 1995, e se destacou como a avó do protagonista. Também chamou atenção em Irmã Vap - O Retorno (2006) e A Guerra dos Rocha (2008).

Em Chocolate com Pimenta, Hilda Rebello é Matilde, a empregada e governanta de Conde Klaus (Cláudio Corrêa e Castro). Funcionária antiga do muquirana, ela foi responsável por criar Maurício (Victor Pecoraro), seu protegido. A simpática velhinha é alvo frequente das grosserias do patrão, mas também responsável por fazer fofoca sobre sua vida.

Luto fatal

Hilda sentiu profundamente a morte de Jorge Fernando. À época, a atriz contou que ficava quietinha, dentro de casa, ouvindo áudios e vendo presentes antigos enviados pelo filho. De acordo com uma das cuidadoras da atriz, em entrevista, a idosa chorou muito a perda do filho e não aceitava nem mesmo receber telefonemas de conhecidos e familiares.

A funcionária da atriz relatou ao jornal Extra a dificuldade enfrentada por Hilda naquele momento "Eles eram muito unidos. Ao ir e voltar das viagens, [ele] pedia a bênção da mãe. Ao retornar da Europa, ele disse que estava bem e iria vê-la no dia seguinte. Mas esse dia nunca chegou", disse a cuidadora identificada apenas como Elisete pela reportagem.

Apesar do baque, Hilda chegou se pronunciar na internet por meio do Instagram de Jorge Fernando. Em novembro de 2019, ela publicou um vídeo desejando bom dia aos seguidores. "Ele hoje não está aqui, mas todos os dias dava bom dia a todos e é o que estou fazendo por ele", explicou.

Na mensagem, mandou um conselho espiritual sobre a vida e a morte. "Agradeço a Deus por ter vocês como amigos. Olha o trem, não esquece que existe o trem espiritual, onde entra um, sai dois, três, entra quatro, no fundo é uma família que no fim da linha se encontra novamente", proclamou.

Leia o comunicado da família de Hilda sobre a morte da atriz: 

Chocolate com Pimenta substituiu O Cravo e a Rosa (2000) na faixa de edições especiais da Globo. Também escrita por Walcyr Carrasco, a trama foi ao ar originalmente em 2003 e já ganhou três reprises. A mais recente foi em 2021, no canal Viva.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Chocolate com Pimenta e em outras novelas:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.