Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FÚLVIO STEFANINI

Sucesso em Chocolate com Pimenta rendeu convite a ator para concorrer às eleições

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Fúlvio Stefanini como Vivaldo em Chocolate com Pimenta; de chapéu, ele está sentado, olhando para o lado e quase rindo

Prefeito Vivaldo (Fúlvio Stefanini) em Chocolate com Pimenta; por onde anda Fúlvio Stefanini?

ARTHUR PAZIN

arthurpazin@noticiasdatv.com

Publicado em 24/9/2022 - 6h35

Chocolate com Pimenta (2003-2004) está de volta, pela terceira vez na Globo, a partir desta segunda (26). Vivaldo é um dos personagens que mais marcou a trama de Walcyr Carrasco. O prefeito da fictícia Ventura fez tanto sucesso que, à época, Fúlvio Stefanini chegou a ser convidado para concorrer às eleições municipais de São Paulo.

Em entrevista ao Notícias da TV, o ator de 82 anos lembra que a repercussão do chefe do Executivo era tanta que ele foi procurado para disputar uma vaga. "Houve uma brincadeira na época e queriam me lançar como prefeito de São Paulo. Diziam 'vai dar certo', mas imagine, aquilo é uma novela", conta.

Mesmo 19 anos depois de sua transmissão, até hoje Stefanini alega ser reconhecido pelo público como o caricata figurão do folhetim. "As pessoas me veem na rua, nos restaurantes e falam 'olha o prefeito aí'", revela o veterano.

Com uma trajetória na TV que se iniciou ainda nos anos 1950, na extinta atração TV de Vanguarda (1952-1967), na TV Tupi (1950-1980), o ator acertou sua participação na saga de Ana Francisca (Mariana Ximenes) após um convite de Walcyr Carrasco, autor com quem trabalhou em quatro novelas na Globo.

"Ele tinha conversado comigo e falou que tinha um personagem que queria que eu fizesse. Eu gostei de cara e topei na hora!", relembra Stefanini, que com a trama marcou uma nova fase em sua carreira ao ser apresentado em um papel marcante para as novas gerações.

Por onde anda?

Depois de Chocolate com Pimenta, ele atuou em Alma Gêmea (2005-2006), folhetim atualmente em reprise no Canal Viva. Na novela também escrita por Walcyr Carrasco, ele deu vida a Osvaldo, personagem que lhe rendeu o prêmio de melhor ator do ano da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes).

Em seguida, Fúlvio Stefanini integrou o elenco de Pé na Jaca (2006) e Duas Caras (2007), voltando a trabalhar com o novelista de Chocolate com Pimenta em Caras e Bocas (2009). Após diversas participações em séries da emissora, o ator fez sua última novela até então: Amor à Vida (2013), também de Walcyr Carrasco, na qual encarnou o papel de Denizard, marido de Ordália (Eliane Giardini).

No ano seguinte, o ator criticou, em entrevista para Ronnie Von no programa Todo Seu, da TV Gazeta, o personagem. "O personagem foi muito esquecido. Ele não tinha história. Eu tirava leite de pedra", desabafou Stefanini em 2014. Questionado sobre novos convites do novelista, ele diz que não teve mais contato com Carrasco após a trama.

Além disso, o ator também ressalta que com a idade há uma escassez de convites para as novelas. "Existem menos personagens para atores da minha idade", reflete o veterano.

Sem atuar na TV, Stefanini, que nos anos 1970 chegou a ser reconhecido internacionalmente por seu papel de Tonico em Gabriela (1975), vem se dedicando ao teatro, tendo apenas feito participações em séries como Questão de Família (2015), do GNT, e Pacto de Sangue (2018), do canal Space, e em filmes como De Onde Eu te Vejo (2016) e Chorar de Rir (2019).

Nos palcos, ele ganhou prêmio Shell de melhor ator, em 2018, por sua atuação em O Pai (2016-2021), espetáculo de Florian Zeller, dirigido por seu filho, Léo Stefanini, que ganhou nova temporada no ano passado.  Na peça, ele deu vida a um personagem com mal de Alzheimer. 

Sem entrar em detalhes, Fúlvio Stefanini adianta ao Notícias da TV que já programa novidades no teatro para os próximos meses. "Continuo vivo", afirma o ator.

JOÃO CALDAS/DIVULGAÇÃO

Fúlvio Stefanini em O Pai

Fúlvio Stefanini em O Pai

Sucesso inesperado

Para Fúlvio Stefanini, Chocolate com Pimenta é uma "obra prima" e por isso é "natural" que seja sempre reprisada. "Uma novela que sempre agrada, leve, engraçada, que deu certo", avalia o ator. Apesar de a trama estar sendo exibida pela quinta vez, o veterano confessa que, à época das gravações não esperava que se tornasse este grande sucesso.

Na novela, Vivaldo é o prefeito da fictícia cidade de Ventura. Tio do protagonista Danilo (Murilo Benício), ele é casado com Bárbara (Lilia Cabral) e é pai de Estelinha (Marcela Barroso). 

Interesseiro e apegado ao poder, o chefe do Executivo é parceiro de tramoias de Jezebel (Elizabeth Savala), a grande vilã da história, que vive de planejar golpes para tomar a fortuna de Ana Francisca, herdeira única da fábrica de chocolates. Ao longo da trama, Vivaldo passa a ter um caso com Márcia (Drica Moraes), manicure e prima de Ana Francisca. 

"Foi muito marcante minha parceria com a Drica Moraes, deu o que falar na época. A gente aproveitava muito o humor das cenas e inventávamos bastante. Foi uma troca muito boa", conclui Fúlvio Stefanini.

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Vivaldo e Márcia em  Chocolate com Pimenta

Prefeito Vivaldo e Márcia 

Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Listen to "#115 - Zefa come o pão que o cramulhão amassou em Pantanal!" on Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Chocolate com Pimenta e em outras novelas:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.