Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BRUNO LUPERI

Autor de Pantanal revela preocupação com avô na novela: 'Dilema'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Bruno Luperi; ele está sentado, com a cabeça levemente curvada, olhando atenciosamente para o lado

Bruno Luperi, autor de Pantanal; ele é neto de Benedito Ruy Barbosa, responsável pela 1ª versão

ARTHUR PAZIN

arthurpazin@noticiasdatv.com

Publicado em 21/7/2022 - 12h53

Em Pantanal,Bruno Luperi é o responsável por adaptar a trama que foi sucesso de audiência em 1990 na Manchete. Neto de Benedito Ruy Barbosa, autor da versão original, o novelista agarrou a proposta de comandar a novela das nove da Globo, mas se preocupou com a opinião do avô. "Isso era um dilema", revelou.

Luperi contou que, como Barbosa sempre escreveu sozinho, a maior preocupação era o resultado após mexer no texto. "Meu avô tem um nível de intimidade muito grande com a obra dele. Ao escrever, ele se despe de egos e vaidades e se entrega ao texto com uma grande paixão visceral", explicou o autor, em entrevista à Revista Quem. Ele assumiu ter tido dificuldade em desapegar do texto original.

Apesar do desafio, o novelista afirmou ter recebido a bênção e a confiança do avô, que já comandou outros folhetins de sucesso como Cabocla (1979), Renascer (1993), O Rei do Gado (1996) e Terra Nostra (1999).

'O Pantanal está gritando'

Assim como o avô, Bruno Luperi contou que também se preocupa com a questão ambiental do Pantanal. De acordo com ele, atores da 1ª versão da novela, como Marcos Palmeira, comentam que o cenário de água e mais água transformou-se em poeira atualmente.

"O bioma, como um todo, sofre com a seca (...) Os 30 anos que se passaram são intensos. A presença do homem é muito sensível. Se não cuidarmos das nossas árvores e da nossa água, o regime de chuva vai mudar cada vez mais, e as mudanças climáticas irão se acentuar", disse o novelista, que chamou o tom dado pelo avô ao tema, na trama de 1990, de "profético".

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Benedito Ruy Barbosa e o neto Bruno Luperi

Benedito Ruy Barbosa e o neto Bruno Luperi

"O Pantanal está gritando cada vez mais alto", analisou Luperi. Nesta quinta (21), vai ao ar o capítulo 100 do folhetim, com direito a casamento de Juma (Alanis Guillen) e Jove (Jesuíta Barbosa) em meio a uma pancadaria.

Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do autor. 


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#110 - Tenório descobre traição de Maria Bruaca em Pantanal!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.