Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PREPARE O CORAÇÃO

Terra Nostra estreia no Globoplay com cenas de morte e pandemia trágica

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Os atores Thiago Lacerda e Ana Paula Arósio abraçados, com expressões preocupadas, em cena de Terra Nostra

Matteo (Thiago Lacerda) e Giuliana (Ana Paula Arósio) sofreram nos primeiros capítulos de Terra Nostra

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 8/11/2020 - 7h00

A novela Terra Nostra foi exibida originalmente entre 1999 e 2000, e a história se passa no início do século 20. Mas ainda assim é possível relacionar parte do drama vivido pelos personagens com a realidade de 2020. Nas cenas dos primeiros capítulos, uma pandemia leva morte e sofrimento aos protagonistas.

Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela que estreia nesta segunda (9) no Globoplay retrata a trajetória de imigrantes italianos que decidem tentar uma vida melhor no Brasil, mais especificamente no Estado de São Paulo.

As primeiras cenas acontecem em um navio que transporta centenas deles. Giuliana (Ana Paula Arósio) é uma jovem que viaja com os pais, Julio (Gianfrancesco Guarnieri) e Ana (Bete Mendes). Na embarcação, ela conhece Matteo (Thiago Lacerda), e os dois rapidamente se apaixonam.

Mas o romance ganha altos níveis de drama quando a peste negra se alastra pelo navio. A epidemia devastou a Europa na Idade Média, mas teve novos surtos até o século 20. Acredita-se que a doença tenha se disseminado por pulgas parasitas de ratos que viviam em navios mercantes de Gênova, na Itália --foi do porto de lá que saiu a embarcação de Matteo e Giuliana.

A peste é causada por uma bactéria, e os sintomas são febre alta, calafrios, dores no corpo, inchaços, náuseas e vômitos, entre outros. Estima-se que a doença tenha matado de 75 a 200 milhões de pessoas na Europa e na Ásia.

Na ficção, os pais de Giuliana são vítimas. A protagonista sofre muito ao ver os dois definharem, morrerem e terem seus corpos jogados ao mar. Ao mesmo tempo, Matteo também contrai a doença e passa mal, mas consegue sobreviver.

No entanto, o sofrimento do casal está apenas começando. Quem conseguir superar o trauma dos primeiros capítulos e seguir acompanhando a história no Globoplay verá os desencontros e reencontros de Giuliana e Matteo ao longo dos anos, em suas novas vidas em São Paulo.

Fama e baixaria

Terra Nosta foi uma novela muito marcante para Ana Paula Arósio, que alcançou fama nacionalmente ao viver a italiana. A atriz nunca mais fez um papel com tanta repercussão, e desde 2010 decidiu viver reclusa, longe da TV, da vida artística e do Brasil. Ela voltou a aparecer só neste ano, como garota-propaganda de um banco.

A novela também foi importante para a carreira de Maria Fernanda Cândido. Ela fez sua estreia como a italiana Paola, amante de Francesco (Raul Cortez). Os dois apareceram em cenas cheias de carícias, em que tomavam banhos de banheira juntos, e essas imagens irritaram telespectadores conservadores.

Em 2004, Terra Nostra foi exibida no Vale a Pena Ver de Novo, e alguns telespectadores acharam que as cenas mais quentes eram impróprias para o horário. Por isso, a novela teve destaque no "ranking de baixaria da TV", uma iniciativa da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, que em 2004 promovia a campanha Quem Financia a Baixaria É Contra a Cidadania.

Em sua exibição original, Terra Nostra teve média geral de 44 pontos. Além do Vale a Pena Ver de Novo, ela também foi reprisada pelo Viva, em 2019. Agora, todos os 221 capítulos estarão disponíveis na íntegra no Globoplay.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.