Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DIRA PAES

Após cenas chocantes, atriz cobra políticas contra incêndios no Pantanal

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Dira Paes como Filó em Pantanal; ela está olhando para frente com cara de espanto

Dira Paes, intérprete de Filó em Pantanal, usou redes sociais para repercutir incêndios no bioma

ARTHUR PAZIN

arthurpazin@noticiasdatv.com

Publicado em 29/6/2022 - 17h38

No ar na pele de Filó no remake de Pantanal, Dira Paes usou seu perfil no Twitter para cobrar políticas públicas contra incêndios no bioma. O pedido da atriz foi publicado no momento em que a novela das nove da Globo chocava o público com cenas de queimadas e bichos mortos no capítulo de terça (29).

"É muito importante que se saiba a gravidade das queimadas no Pantanal. Que os encantados nos protejam, mas que também existam políticas realmente efetivas de combate ao fogo criminoso no Pantanal e em todos os nossos biomas", escreveu Dira Paes, que um pouco antes dessa mensagem havia repercutido as cenas das chamas no folhetim.

"Coração fica até apertado com essas cenas de queimadas do Pantanal. Muito forte. Que dor", publicou a atriz. Ela também fez um tuíte alertando sobre a veracidade do conteúdo mostrado no folhetim de Bruno Luperi: "As queimadas do Pantanal não são coisa só de novela. É real, é grave e precisam ser combatidas com a seriedade que necessita".

Nascida em Abaetetuba, no interior do Pará, a atriz é engajada em diversas causas. Além da questão ambiental que a atriz tem levantado por meio da trama, ela também apoia causas sociais, integrando, anualmente, por exemplo, o time do Criança Esperança. Recentemente, ela saiu em defesa do aborto legal.

Dira também já esteve à frente de discussões que envolvem a questão da violência doméstica, drama de sua personagem Celeste, na novela Fina Estampa (2011), reprisada em 2020 no horário nobre. A atriz participou, inclusive, de uma campanha em defesa das mulheres feita pela Globo, GNT e ONU Mulheres.

Confira as publicações da atriz, que também aproveitou para elogiar a atuação de Osmar Prado, na pele do Velho do Rio:

Cena chocante

As sequências exibidas em Pantanal, que levaram à TV imagens reais, ilustravam na novela um incêndio criminoso, provocado por fazendeiros da região e seus capangas.

De acordo com depoimento do biólogo Hugo Fernandes ao G1, as cenas exibidas foram registros feitos no incêndio que atingiu o Pantanal entre 2019 e 2020. No total, aproximadamente 4 milhões de hectares foram destruídos no período, o que equivale a 26% do bioma da região, uma área maior do que a Bélgica.

Foram quase 2,2 milhões de hectares atingidos no Mato Grosso e 1,7 milhão no Mato Grosso do Sul. Cerca de 60% do território do pantanal se encontra no Mato Grosso do Sul, e 40% no Mato Grosso.

Cabe aos governos estaduais e federais proteger o local, que teve grandes perdas de flora e fauna. Na ocasião, 4,6 bilhões de animais, em média, foram afetados, e pelo menos 10 milhões morreram em decorrência do fogo. 

Nas redes sociais, telespectadores do folhetim repercutiram as cenas das chamas. Muitos ficaram chocados com as imagens.

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Bicho morto em incêndio em Pantanal

Bicho morto em incêndio em Pantanal

Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do autor. 


Saiba tudo que vai acontecer nos próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#107 - Madeleine volta em Pantanal? Novela dá pista" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.