Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DERROTA MILIONÁRIA

YouTube suspende pagamento a Jovem Pan por fake news e atos perigosos

REPRODUÇÃO/JOVEM PAN

Paulo Mathias e Rodrigo Constantino com ternos pretos e gravatas azuis

Paulo Mathias e Rodrigo Constantino em programa na Jovem Pan: YouTube desmonetiza canais da empresa

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 23/11/2022 - 16h43

O YouTube decidiu nesta quarta (23) desmonetizar qualquer canal controlado pela Jovem Pan. A empresa do Google encerrou uma investigação interna que detectou mentiras e divulgação de notícias imprecisas em programas como Os Pingos nos Is, exibido no fim de tarde e carro-chefe nos números de audiência. A suspensão é por tempo indeterminado. 

A plataforma, por meio de nota, diz prezar por um ambiente verdadeiro e correto em relações às informações divulgadas por veículos de imprensa. A averiguação começou em agosto, a partir de denúncias feitas por internautas.

Ao monitorar a questão, o YouTube comprovou mentiras ditas não só no Os Pingos nos Is, mas em outros programas e no canal principal do canal de Antônio Augusto do Amaral Carvalho Filho, o Tutinha. Até mesmo canais de esporte, que são bem avaliados pelo público, vão sofrer com a medida. 

"O canal em questão incorreu em repetidas violações das nossas políticas contra desinformação em eleições e nossas diretrizes de conteúdo adequado para publicidade, incluindo as relacionadas a questões polêmicas e eventos sensíveis, atos perigosos ou nocivos, além de outras políticas de monetização", diz o YouTube.

No médio prazo, a Jovem Pan deverá sentir no bolso o problema que tem. Em 2021, a empresa faturou R$ 20 milhões somente com monetização na plataforma. Era a produtora brasileira que mais ganhava dinheiro, muito também pelo incentivo do algoritmo do YouTube em divulgar os conteúdos para mais gente. 

A alta monetização do ano passado fez a Jovem Pan aumentar o lucro em 20% e ultrapassar a marca de R$ 100 milhões de faturamento, um recorde em toda a sua história.

O canal ainda pode recorrer da decisão junto ao YouTube. Segundo apurou o Notícias da TV, a decisão caiu como uma bomba na redação da empresa. Sem o dinheiro do Google, os cortes que já acontecem após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições, podem se intensificar.

Leia a nota na íntegra:

"O canal Os Pingos nos Is incorreu em repetidas violações das nossas políticas contra desinformação em eleições e nossas diretrizes de conteúdo adequado para publicidade, incluindo as relacionadas a questões polêmicas e eventos sensíveis, atos perigosos ou nocivos, além de outras políticas de monetização.

Desta forma, suspendemos a monetização do respectivo canal e dos outros que integram a rede Jovem Pan no YouTube, de acordo com nossas regras"


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.