TRANSMISSÃO DE SUCESSO
DIVULGAÇÃO/BAYERN DE MUNIQUE
Neymar em ação na final da Champions League; TNT superou Globo e bateu recorde histórico com a transmissão
RICARDO MAGATTI
Publicado em 26/8/2020 - 20h20
A TNT fez história com a transmissão da final da Champions League, disputada no último domingo (23). Com Neymar em campo, a decisão entre Paris Saint-Germain e Bayern de Munique derrotou a Globo e todas as emissoras de TV aberta no confronto entre assinantes da TV paga, e ainda rendeu ao canal da Turner a maior audiência de todos os tempos da televisão por assinatura brasileira.
No PNT (Painel Nacional de Televisão), que mede a audiência das 15 principais regiões metropolitanas do país, a final da Liga dos Campeões marcou 19,67 pontos, com pico de 23,05 entre os domicílios com TV por assinatura. Segundo dados obtidos com exclusividade pelo Notícias da TV, a TNT liderou com folga.
A Globo, que mostrava o Campeonato Brasileiro na mesma faixa, registrou 11,02 pontos. Ou seja, o canal da Turner teve uma audiência 78% maior do que a tradicional líder de audiência --apenas entre quem assina TV paga. O duelo teve público quase quatro vezes superior ao do SBT, que registrou 4,02 pontos; e a Record marcou 2,73. Cada ponto equivale a 115 mil domicílios nessa medição.
A final da Champions League foi o programa mais visto entre os assinantes de TV paga no Brasil no dia, seguido pelo Fantástico, que teve média de 18,65 pontos.
Como comparação, a audiência de 2020 foi 85% maior do que a registrada na decisão do ano passado, quando Liverpool e Tottenham se enfrentaram. A vitória do Bayern de Munique por 1 a 0 foi vista por 5,5 milhões de pessoas na TV.
Os números da transmissão online também foram expressivos. Na página do Esporte Interativo no Facebook, 4,3 milhões de pessoas chegaram a assistir ao confronto simultaneamente. Esse foi o maior pico de audiência de uma live de futebol em plataformas digitais em todo mundo, superando o recorde que era de Fluminense x Flamengo no Campeonato Carioca, com 3,6 milhões.
Houve crescimento de quase 80% de público na exibição do torneio em três anos na TNT. Nas últimas duas temporadas, a Turner transmitiu com exclusividade a Liga dos Campeões na TV; a Globo não tem os direitos desde a final de 2018.
Em 2020, uma das atrações da reta final foi o brasileiro Neymar e o fato de os jogos eliminatórios serem únicos e disputados em um curto espaço de tempo, por conta da pandemia da Covid-19.
Considerando todas as temporadas da Champions League já exibidas na TV paga, as transmissões da TNT bateram o recorde de maior audiência da história da competição em toda a fase final. Veja abaixo:
Oitavas de final: Liverpool x Atl. de Madrid - 6,72 pontos
Quartas de final: Barcelona x Bayern de Munique - 8,24 pontos
Semifinais: RB Leipzig x PSG - 11,23 pontos
Final: PSG x Bayern - 19,67 pontos
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.