CRAQUE DA MODA
DIVULGAÇÃO/PSG
Finalista da Champions League com o PSG, Neymar dita moda fora de campo e tem um império de fãs
Jogador mais caro do futebol francês desde 2017, Neymar pode atingir o objetivo para o qual foi contratado: fazer o PSG vencer a primeira Champions League de sua história. Desde o retorno da competição europeia de clubes, o camisa 10 provou mais uma vez a sua força midiática ao render recordes de audiência, gerar aumento de buscas até mesmo de nomes de cantoras e dominar os assuntos nas redes sociais. Mas "quanto vale o show" de Neymar, que tenta ser o melhor do mundo?
Atualmente, o astro tem um salário de 3 milhões de euros (R$ 19,7 milhões) por mês, segundo o jornal francês L'Équipe. Ou seja, o atleta recebe o equivalente a R$ 236,6 milhões por ano, R$ 4,8 milhões por semana, R$ 650 mil por dia ou R$ 27 mil por hora. Esse valor é "apenas" o que ele fatura no ordenado bruto.
Somando salário, bônus e receitas como publicidade, Neymar teve uma injeção de US$ 95,5 milhões (R$ 529,6 milhões) em sua conta bancária no último ano. De acordo com o ranking mais recente da revista Forbes, ele é o quarto atleta mais bem pago do mundo, atrás apenas do tenista Roger Federer (US$ 106,3 milhões), de Cristiano Ronaldo (US$ 105 milhões) e Lionel Messi (US$ 104 milhões).
O camisa 10 ainda ocupa o posto de contratação mais cara da história do futebol mundial, tendo trocado o Barcelona pelo PSG em uma transação de 222 milhões de euros (R$ 1,47 bilhão) em 2017.
Caso o clube francês derrote o Bayern de Munique na final da Champions League no domingo (23), Neymar e todos os atletas do time vão ganhar um bônus de 500 mil euros (R$ 3,3 milhões), que se somarão a outros 500 mil euros que eles já receberam por terem faturado todos os torneios nacionais que disputaram nesta temporada.
Nesse caso, no entanto, mais importante do que o dinheiro imediato é que o título da Liga dos Campeões pode representar um grande passo para Neymar se tornar o melhor jogador do mundo. Robert Lewandowski, atacante do Bayern, é outro que está bem cotado para ganhar o prêmio.
Esse é um reconhecimento que valoriza ainda mais os contratos publicitários e esportivos. Aos 28 anos, o craque da Seleção Brasileira é cinco anos mais novo do que Messi e sete anos mais jovem do que Cristiano Ronaldo.
Desde que a Champions League voltou após a paralisação pela Covid-19, os dias de jogos do PSG se tornaram uma atração também fora de campo, com o Neyday. O movimento é feito por páginas esportivas, fãs e famosos, que mandam forças para Neymar, produzem memes, fazem pedidos, como o uso do cabelo moicano, e até trocam a foto de perfil por uma do craque em sua homenagem.
Antenado, Neymar entrou na onda e começou a fazer tuítes engraçadinhos antes e depois dos jogos, usando itens como óculos juliet e popularizando expressões como "o pai tá on".
A chegada do craque ao estádio no dia das partidas tem influenciado até mesmo o universo da música.
No duelo contra a Atalanta, ele chegou ouvindo Hoje É Rave na caixa de som. A canção da DJ Bárbara Labres bombou instantaneamente e entrou no top 100 do Spotify Brasil. Na partida seguinte, contra o RB Leipzig, ele impulsionou a canção Toma, da cantora Luísa Sonza.
Segundo o site Marketing Esportivo, itens utilizados por Neymar, como uniformes do PSG, chuteiras e tênis Nike Shox, tiveram um aumento de 1.100% nas vendas de e-commerce na semana passada. O movimento Neyday do confronto contra a Atalanta impactou um total de 250 milhões de internautas.
Esse interesse por Neymar também colaborou para o bom desempenho de audiência das transmissões dos jogos do PSG. A semifinal teve picos de 2,9 milhões de contas assistindo em tempo real no Facebook, recorde da rede social em todo o mundo. Na TV paga, a TNT atingiu a liderança com o confronto.
A final da Champions League será às 16h de domingo (20), mesmo horário em que o futebol vai ao ar na TV aberta. Mas o universo da música, das marcas e do futebol estará de olho no que Neymar pode fazer dentro e fora de campo em um dos jogos mais importantes de toda a sua carreira.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.