Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NO MULTISHOW EM 2020

Tatá Werneck vence processo contra a RedeTV! por piada com baixo orçamento

DIVULGAÇÃO/MULTISHOW

Tatá Werneck com vestido preto na apresentação do Prêmio Multishow 2020

Tatá Werneck com vestido que gerou processo da RedeTV!; humorista vence ação na Justiça

GABRIEL VAQUER E LI LACERDA

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 17/8/2022 - 13h00
Atualizado em 17/8/2022 - 15h24

Tatá Werneck venceu um processo movido pela RedeTV! que pedia indenização por danos morais por causa de uma piada feita por ela durante o Prêmio Multishow 2020. A humorista disse no palco que o vestido que usava naquela noite tinha o orçamento da programação inteira da emissora de Osasco. A Justiça entendeu que Tatá não ofendeu ou desrespeitou a TV de Amilcare Dallevo Jr. e Marcelo de Carvalho.

O Notícias da TV teve acesso à decisão, julgada nesta quarta-feira (17) pela 6ª Vara Cível do Rio de Janeiro. A RedeTV! pedia R$ 50 mil de danos morais, além de uma retratação de Tatá Werneck em suas redes sociais e no mesmo Multishow. No entanto, a interpretação foi de que a piada não era capaz de mudar a imagem das pessoas sobre a TV.

O caso aconteceu em novembro de 2020. Logo no início da premiação, Tatá fez uma piada com o seu vestido e comparou o seu preço com a RedeTV!, que é a sexta rede de televisão do Brasil em audiência e é conhecida por grande parte do púbico por ter programas com o orçamento reduzido em relação a Globo, Record e SBT.

"Gente, não repare, eu vim de moto direto, entendeu? Eu vim assim. Peguei no varal, tá molhada ainda. Isso aqui é o orçamento de uma grade da Rede TV. Pelo amor de Deus, gente, não quero que vocês reparem", disse Tatá na ocasião. A piada viralizou, mas ofendeu seus donos, que decidiram entrar com a ação.

Em uma das alegações, a RedeTV! disse ser vítima de perseguição por Tatá: "Registra que, o comentário em questão não teria sido o primeiro, já tendo a autora, em dezembro de 2018, agradecido a Deus por não ter ido para o programa Pânico na TV [2003-2012], da emissora autora, em uma feira Nerd e Geek, alcançando milhares de pessoas", disse a emissora em seu pedido.

Juíza diz que Tatá Werneck só fez piada

A juíza Flávia Almeida de Castro, que apreciou o caso, afirmou não ter enxergado nada além de uma piada e um texto típico de humorista sobre o assunto. Ela pontou que a RedeTV! não apontou em qual parte o dano moral havia sido existente. Por isso, decidiu a favor de Tatá.

"A existência ou não de humor na frase dita pela ré não cabe ao juiz fixar.
Certo é que a assertiva é incapaz de malferir a imagem de uma rede de TV, regularmente estabelecida no mercado", explicou a juíza.

"A parte autora, na exposição dos fatos bem como na demonstração das consequências, não demonstra o alegado dano sofrido pelo comentário da ré, como contratos de patrocinadores desfeitos pelo episódio, ou qualquer forma de prejuízo financeiro", disse a magistrada.

Além de perder para Tatá Werneck, a RedeTV! foi condenada a pagar os custos judiciais e os honorários dos advogados da humorista da Globo, orçados em 10% do valor do processo. O caso cabe recurso em esferas maiores da Justiça brasileira, como o STJ (Superior Tribunal de Justiça).

A RedeTV! foi procurada pelo Notícias da TV para saber se iria recorrer da decisão. Caso a emissora responda, ela será atualizada. Também procurada, Tatá Werneck enviou um texto postado em seu Instagram após a publicação da reportagem, onde comemora a vitória e agradece ao seu advogado.

"Tenho profundo respeito por todos os funcionários da RedeTV!, que não tem absolutamente nada a ver com isso. Inclusive minha avó era grande fã do A Tarde é Sua. Mas hoje é um dia pra comemorar essa vitória e agradecer meu advogado. Devemos comemorar. E com todo respeito, acho que vou de vestido", disse ela. 

Veja a postagem:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.