Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

APÓS 3 MESES

Substituta de Maju, Anne Lottermann estreia na previsão do tempo do Jornal Nacional

REPRODUÇÃO/GLOBO

Anne Lottermann na previsão do tempo do Jornal Nacional

Anne Lottermann na previsão do tempo do Jornal Nacional nesta segunda-feira (30); ela esperou três meses para estrear

REDAÇÃO

Publicado em 30/12/2019 - 20h57

Três meses após ser anunciada oficialmente como substituta de Maju Coutinho, a jornalista Anne Lottermann estreou nesta segunda-feira (30) como apresentadora da previsão do tempo do Jornal Nacional. Ela já exercia a mesma função nos telejornais locais do Rio de Janeiro havia três anos, mas sua promoção na Globo a fez se mudar para São Paulo.

"Toda a equipe do JN deseja boas-vindas. Parabéns e boa noite", disse Rodrigo Bocardi, que está na bancada no lugar de William Bonner nesta semana. "Obrigada pelas boas-vinda, é um prazer enorme estar aqui", respondeu a novata.

Sua estreia nacional já havia sido antecipada horas antes, no Jornal Hoje. Recebida com entusiasmo por Zileide Silva --que substitui Maju Coutinho nesta semana--, ela demonstrou tranquilidade e segurança ao falar sobre o clima em todo o país. Mas sua participação se deu em caráter especial, já que este quadro é comandado por Eliana Marques, de folga por conta da escala de recesso de fim de ano.

Mais tarde, também fez sua primeira aparição no SP2, ao lado de Alan Severiano --que substitui o titular Carlos Tramontina nesta semana. Neste telejornal, a previsão do tempo ficará sob os cuidados de Anne.

A jornalista demorou três meses para estrear no JN por causa de seus filhos. Mãe dos pequenos Gael e Leo, e viúva, seus superiores acataram seu pedido de esperar o ano letivo de seus filhos terminar para poder cuidar de sua mudança de cidade e, desta maneira, evitar que eles tivesse prejuízos com a mudança de escola.

Desde setembro, Jacqueline Brazil assumiu o posto interinamente e mostrou boa sintonia com William Bonner e Renata Vasconcellos. Mas sua última aparição no Jornal Nacional foi em 20 de dezembro. Na semana passada, a função ficou sobe os cuidades de Eliana Marques.

A trajetória de Anne

Desde que Maju Coutinho foi anunciada como substituta de Sandra Annemberg no Jornal Hoje, Anne já era considerada uma das favoritas para entrar em seu lugar no jornal vespertino.

A jornalista já teve passagens pelos canais de notícias BandNews e GloboNews, como produtora e apresentadora e entrou para o grupo Globo Rio em 2014. A escolha de Anne para o mapa-tempo do JN quebrou uma tradição da emissora de escolher profissionais que já atuam em São Paulo, onde o quadro é produzido transmitido ao vivo.

Outra quebra de protocolo aconteceu em 1996, quando Carlos Magno, um meteorologista, passou a apresentar as previsões climáticas. Depois dele, porém, só vieram jornalistas: Fabiana Scaranzi, Patrícia Poeta, Mariana Godoy, Fabrício Bataglini, Evaristo Costa, Lúcio Sturm, Rosana Jatobá, Michelle Loreto e Flavia Freire.

O quadro com a previsão do tempo já tem quase 30 anos. Virou fixo em 1991, tendo Sandra Annemberg como apresentadora, e ainda não era exibido ao vivo. Maria Júlia, além de ser a primeira jornalista negra a estar à frente da previsão, também foi a primeira a estrar os novos recursos tecnológicos da Globo que permitiram a realização da transmissão ao vivo. 

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.