Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
twitter
Instagram
YouTube

NOVA MAJU COUTINHO

Anne Lottermann é confirmada como substituta de Maju no Jornal Nacional

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Imagem da jornalista Anne Lottermann apresentando a previsão do tempo no telejornal RJ2, da Globo

A jornalista Anne Lottermann foi confirmada como a nova apresentadora do mapa-tempo do Jornal Nacional

REDAÇÃO

Publicado em 30/9/2019 - 20h52

A Globo confirmou nesta segunda (30) o nome da jornalista Anne Lottermann como substituta de Maju Coutinho na previsão do tempo do Jornal Nacional, conforme antecipado pelo Notícias da TV. Em comunicado, a emissora avisou que sua estreia ocorrerá somente nas últimas semanas do ano. Até lá, Jacqueline Brazil ficará na função.

No comunicado, assinado pelo diretor-geral de Jornalismo da emissora, Ali Kamel, Anne tem sua biografia enaltecida pelo chefe, que destacou suas qualidades para justificar a escolha da profissional para a função.

"Quando as Olimpíadas do Rio se aproximavam, em 2016, Anne Lottermann estreou na Editoria Rio. Fez reportagens para o BDRJ e pra o RJ1. Participou de grandes coberturas, como do ataque à Escola de Realengo. Ela foi a primeira repórter a chegar à escola municipal Tasso da Silveira e testemunhar a tragédia que resultou na morte de 12 estudantes", discorre Kamel.

"Depois, estreou no RJ2 fazendo a previsão diária da meteorologia e, de largada, preparou uma apresentação diferenciada da previsão do tempo para cada modalidade dos Jogos Olímpicos. A experiência deu tão certo que Anne Lottermann passou a fazer também a previsão do tempo para todo o país, diariamente, na Globonews."

Jacqueline Brazil estreou nesta segunda-feira (30) na previsão do tempo do Jornal Nacional

A promoção obrigará Anne a se mudar para São Paulo. A Globo só não cravou uma data de estreia porque a jornalista vai esperar o ano letivo de seus filhos chegar ao fim para não atrapalhar seus desempenhos nos estudos.

Enquanto Jacqueline Brazil estiver no Jornal Nacional, Tiago Scheuer apresentará a previsão do tempo no Hora 1, no Em Ponto (GloboNews) e no Bom Dia Brasil. Eliana Marques, que era a substituta oficial de Maju Coutinho, foi efetivada no Jornal Hoje, na mesma função.

A trajetória de Anne

Desde que Maju Coutinho foi anunciada como substituta de Sandra Annemberg no Jornal Hoje, Anne já era considerada uma das favoritas para entrar em seu lugar no jornal vespertino.

A jornalista já teve passagens pelos canais de notícias BandNews e GloboNews, como produtora e apresentadora e entrou para o grupo Globo Rio em 2014. A escolha de Anne para o mapa-tempo do JN quebrou uma tradição da emissora de escolher profissionais que já atuam em São Paulo, onde o quadro é produzido transmitido ao vivo.

Outra quebra de protocolo aconteceu em 1996, quando Carlos Magno, um meteorologista, passou a apresentar as previsões climáticas. Depois dele, porém, só vieram jornalistas: Fabiana Scaranzi, Patrícia Poeta, Mariana Godoy, Fabrício Bataglini, Evaristo Costa, Lúcio Sturm, Rosana Jatobá, Michelle Loreto e Flavia Freire.

O quadro com a previsão do tempo já tem quase 30 anos. Virou fixo em 1991, tendo Sandra Annemberg como apresentadora, e ainda não era exibido ao vivo. Maria Júlia, além de ser a primeira jornalista negra a estar à frente da previsão, também foi a primeira a estrar os novos recursos tecnológicos da Globo que permitiram a realização da transmissão ao vivo. 

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas

Enquete

Você gostou do final de Amor de Mãe?