JORNALISMO

Globo abre corrida por vaga de Maju Coutinho no JN; conheça as favoritas

Reprodução/TV Globo

Anne Lotermann, do RJTV, no Jornal Nacional de sábado (10): ela cobre folgas de Maju desde março - Reprodução/TV Globo

Anne Lotermann, do RJTV, no Jornal Nacional de sábado (10): ela cobre folgas de Maju desde março

DANIEL CASTRO - Publicado em 14/08/2019, às 04h45 - Atualizado às 09h53

Quem será a nova Maria Júlia Coutinho? Essa é a pergunta que não quer calar nos bastidores da Globo desde sexta-feira (9), quando a Globo anunciou que Maju passará a apresentar o Jornal Hoje sozinha, a partir do fim de setembro, no lugar de Sandra Annenberg e Dony De Nuccio --informação publicada em primeira mão pelo Notícias da TV.

Na Redação da Globo em São Paulo, há um certo frenesi em torno do assunto, afinal a nomeação de uma nova apresentadora do mapa-tempo do Jornal Nacional deve causar um efeito cascata e provocar várias movimentações de profissionais.

Três jornalistas são vistas como favoritas ao posto de titular do quadro: Eliana Marques, atual substituta oficial de Maju, Jacqueline Brazil, do Hora 1 e do Bom Dia Brasil, e Anne Lotermann, do RJTV.

Pela lógica, Eliana Marques deveria ser a escolhida, mas a lógica nem sempre determina esse tipo de escolha. Eliana já estava no time de plantonistas do JN em 2015, quando Maju foi escolhida para ocupar a vaga de Michelle Loreto.

Jacqueline Brazil, que substituiu Izabella Camargo no Hora 1 há um ano, tem sido muito elogiada pelos chefes por sua entrega ao ofício. Ela é a principal aposta nos bastidores porque tem o aval da direção de Jornalismo de SP. Mas a Globo nem sempre embarca no óbvio.

Anne Lotermann, do RJTV, seria uma opção mais ousada, quebrando uma "tradição" da Globo de sempre promover moças do tempo que atuam na capital paulista, de onde o quadro de meteorologia é gerado.

A cúpula do Jornalismo da Globo já está de olho em Anne. Desde março, ela troca o Rio de Janeiro por São Paulo nos finais de semana em que dá plantão no SP1, SP2, JH e JN --um sinal inequívoco de que está sendo testada para o cargo.

Repórter do Bom Dia São Paulo e apresentadora eventual do telejornal, Sabina Simonato também apontada com chances de ser a "nova Maju". Ela tem boa aceitação pelo público e diretores da casa.

Se a escolhida for de São Paulo, o repórter Tiago Scheuer deve ficar com o mapa-tempo do Hora 1/Bom Dia Brasil ou o do SP1 e JH. O também repórter Marcelo Poli, que vem sendo treinado desde o início do ano do ano para apresentar o quadro, passará a cobrir folgas e férias dos titulares do tempo. Natália Ariede, do BDSP, também pode ser envolvida na movimentação.

A decisão final da "nova Maju" ficará a cargo de Ali Kamel, diretor-geral de Jornalismo, e William Bonner, que além de âncora é editor-chefe do Jornal Nacional.

Daniel Castro
DANIEL CASTRO transformou a coluna de Televisão da Folha de S.Paulo na mais relevante do país durante sua passagem pelo jornal, entre 1991 e 2009. Trabalhou no Notícias Populares (1995-96) e R7 (2009-13). E-mail: dcastro@noticiasdatv.com

Leia também

Comentários

Carregando… Carregando...